O senador também exige uma investigação rigorosa das responsabilidades que levaram ao apagão em 13 municípios do Amapá.
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), vai exigir, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), investigação rigorosa das responsabilidades da empresa Isolux, concessionária responsável pela subestação de energia elétrica no Amapá, no caso do apagão que atingiu o Estado.
Davi defende que a empresa perca a concessão e que a Eletronorte assuma o comando da subestação no Amapá.
“Os amapaenses exigem a apuração das autoridades e que a responsabilidade de todos os fatos que levaram ao apagão no estado sejam rigorosamente investigados e que, se comprovada a negligência da empresa Isolux, que a concessão seja imediatamente cassada, e que a Eletronorte assuma o comando da subestação no Amapá”.

Sabotagem
Davi também informa que solicitou ao general Adilson Giovani Quint, comandante da 22° Brigada de infantaria de Selva – Fox do Amazonas, que dê segurança e proteja a subestação de possíveis sabotagens.
“Neste momento, é importante garantir a segurança do transformador, que possibilitou o restabelecimento parcial da energia no estado. Mas é preciso mais do que isso. É fundamental que se investiguem as causas que acarretaram o incêndio na subestação no Amapá. E que os responsáveis sejam exemplarmente punidos para que essa tragédia nunca mais se repita”, disse o senador.

O senador Davi Alcolumbre e o ministro das Minas e Energia quando da visita de inspeção ao local do problema que mudou a vida do amapaense.