A campanha dos candidatos a prefeito para o 2.º turno de votação começou com a euforia das adesões, em seguida, dos oito candidatos que perderam e deixaram a disputa no primeiro turno de votação, apenas dois se aliaram ao candidato que ficou em segundo lugar, na primeira parte da disputa. Bastaram dois dias para que os demais candidatos que ficaram de fora mostrassem a sua disposição para enfrentar mais 15 dias de campanha. Preferiram ficar sossegados, na tranquilidade, ao dizerem-se isentos e que, naquele momento liberariam os seus eleitores para votar em quem quisessem.

ESCOLHA
O atual prefeito é um dos que mais tem mostrado a sua confiança no candidato Josiel, pode ter razão quando se manifesta considerando os aspectos administrativos que vê como positivo no Josiel. O adversário, Dr. Furlan, na eleição do dia 20, é uma incógnita no saber lidar com a gestão de um município – que no coso do Amapá, é o município que se mostra como referência para os outros municípios do Estado e o eleitor precisa acertar na escolha.

SÓCIODEMOCRACIA
A fundação do Cidadania ocorreu, primeiramente, por decisão de parte da executiva nacional do Partido Comunista – Seção Brasileira da Internacional Comunista (PCB) de dissolver o partido e fundar um novo. Antes de virar Cidadania o partido se chamava Partido Popular Socialista (PPS), com o código eleitoral 23. Os principais aspectos programáticos são a “radicalidade democrática”, uma nova definição do socialismo, pautado no humanismo e no internacionalismo, o que o classifica como partido defensor da socialdemocracia.

DEMOCRATAS
Atualmente o Democratas está forte. Transformou-se no mais coerente, aguerrido e moderno partido do centro democrático nacional. Após doze anos, desde a mudança de nome de PFL para DEM, pode-se dizer que os dias de primavera chegaram para os democratas. O partido conta atualmente com uma estrutura sólida em todo o país. Sua atuação legislativa, seja na Câmara dos Deputados ou no Senado, seja nas assembleias estaduais ou nas câmaras municipais, tem sido pautada pelo compromisso com a democracia e ação baseada na competência, inovação e zelo com os recursos públicos.

PROPAGANDA NO RÁDIO E NA TV
Começou na sexta-feira, dia 11 de dezembro, o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão relativos ao segundo turno das Eleições Municipais de 2020, em Macapá. Nessa etapa, o horário gratuito irá até o dia 18 de dezembro, dois dias antes da votação do dia 20 de dezembro. Os dois blocos fixos para a propaganda eleitoral, com 10 minutos cada, foram divididos igualmente entre os candidatos ao cargo de prefeito. No rádio, as transmissões serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na TV, acontecerão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

FALTOSOS
Os eleitores de Macapá (AP) que têm entre 18 e 70 anos e que não puderam comparecer às urnas no domingo (6) devem justificar a ausência. A justificativa eleitoral pode ser entregue em até 60 dias pelo aplicativo e-Título (baixe na Google Play ou na App Store) pelo Sistema Justificativa ou em qualquer cartório eleitoral. Cada turno é contabilizado como uma eleição; portanto, quem não compareceu ao primeiro pode e deve votar no segundo, marcado para 20 de dezembro, quando será definido o novo prefeito da cidade.