Os dois candidatos que não conseguiram habilitar-se para as disputas do segundo turno da eleição municipal majoritária deste ano anunciaram que se aliam ao candidato habilitado Furlan, habilitado para o segundo turno desta eleição municipal. Prometem adicionar à votação obtida por Furlan no primeiro turno, os votos que cada um obteve, esperando por um comportamento de manada, com o líder do grupo guiando os seus seguidores e os levando para onde ele mandar.

CORRIDA DE TEMPO CURTO
É curta a corrida para conquista de aliados que participaram do primeiro turno da eleição para prefeito de Macapá e que se habilitaram para a disputa do segundo turno. Os candidatos Josiel (DEM) e Furlan (CIDADANIA) buscam fazer aliança informal com aqueles que ficaram de fora devido a votação que receberam: Capi (PSB), 14,94%; Cirilo (PRTB), 11.68%; Patrícia (PODEMOS), 11,27%; Guaracy (PSL) 8,51%; Paulo Lemos (Psol), 3,96%; Haroldo (PTC); 1,99%; Marcos (PT), 1,52%; e Gianfranco (PSTU), 0,62%, na tentativa de obter adesão do candidato derrotado.

CÂMARA DE VEREADORES
Os vereadores eleitos no dia 6 de dezembro pertencem a 18 partidos diferentes sendo que apenas 5 (cinco) deles fizeram 2 (dois) vereadores (DEM, PL, REDE, PROS e PP). É uma câmara com multiplicidade de ideologias com prevalência daquelas dos partidos de centro-direita. O resulta demonstra que os partidos de centro-esquerda perdem espaço junto aos eleitores, pois apenas 5 (cinco) dos vereadores pertencem aos partidos com essa tendência.

VEREADORAS
Das 23 cadeiras da Câmara Municipal de Macapá apenas 4 (quatro) serão, a partir de 2021, ocupadas por mulheres. Por não ser permitidas coligações nas eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e deputados distritais) e pela rara participação de mulheres com cargo na direção dos partidos, o exercício político-eleitoral é menos notado entre as mulheres do que entre os homens. O equilíbrio precisa passar com a participação, no comando dos partidos, pelas mulheres.

SEGUNDO TURNO
Marcado para o dia 20 de dezembro, terceiro domingo do mês, o segundo turno de votação para escolha do prefeito e vice-prefeita de Macapá. Josiel (DEM) e Furlan (CIDADANIA) são os candidatos que o eleitor vai votar e escolher um deles para exercer o mandato de 4 anos entre 1.º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2024. O candidato Josiel (DEM) classificou-se em primeiro lugar com 29,47% dos votos válidos e o candidato Furlan (CIDADANIA) em segundo com 16,03% dos votos.

VICE-PREFEITA
Macapá terá uma vice-prefeita no próximo mandato de prefeito do Município de Macapá. Silvana Vadovelli (PP) é a vice do candidato Josiel (DEM) e Mônica Penha (PMDB) é a vice de Furlan (CIDADANIA). Silvana Vadovelli, vice de Josiel, está com 47 anos de idade, nasceu em 22/07/73; enquanto Mônica Penha, vice do candidato Furlan, está com 39 anos, nasceu no dia 24/11/81. Uma das duas pode repetir o que aconteceu quando, em 2016, foi eleita uma vice, a atual deputada federal Aline Gurgel.