Dr.Furlan (CIDADANIA) superou Capi (PSB) em mais de 2,2 mil votos e se tornou a zebra de 2020.
Foi realizada no domingo, dia 6 de dezembro, o primeiro turno das eleições municipais de 2020, para prefeito e vereadores do município de Macapá, suspensas por falta de segurança. Foi o único município brasileiro que não realizou as eleições que estavam marcadas para o dia 15 de novembro.
Dez candidatos disputavam a prefeitura de Macapá: Josiel (DEM), Dr. Furlan (CIDADANIA), Capi (PSB), Cirilo Fernandes (PRTB), Patrícia Ferraz (PODEMOS), Guaracy (PSL), Paulo Lemos (Psol), Haroldo Iram (PTC), Professor Marcos (PT) e Gianfranco (PSTU).
A eleição foi considerada tranquila pelo TSE e pelas autoridades do judiciário eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral.
Estavam habilitados para votar na eleição para prefeito de Macapá 292.718 eleitores, em 703 sessões eleitorais. Para exercer o direito do voto, compareceram 217.718 eleitores, o que provocou uma das maiores abstenções no município de Macapá. Deixaram de votar 75.557 eleitores, abstenção de 25,81%.
Josiel (DEM) foi o primeiro mais votado, como apontavam as mais recentes pesquisas. Teve o voto de 59.511 eleitores, 29,47% dos votos válidos. O segundo colocado foi Dr. Furlan (CIDADANIA), que obteve 32.369 votos, uma vantagem sobre o terceiro colocado, o candidato do PSB, de 2.236 votos.
No dia 20 de dezembro, daqui a 14 dias, será realizado o segundo turno de votação entre Josiel, candidato do DEM, e Dr. Furlan, candidato do CIDADANIA.