O objetivo é descongestionar locais que alcançaram o limite máximo de seções e melhorar a distribuição dos eleitores.
Com o objetivo de facilitar o acesso de eleitores e desafogar outros locais de votação, a Justiça Eleitoral, através da 2ª Zona Eleitoral, criou 8 novos locais de votação.
Os moradores do centro, zona sul, oeste de Macapá e do distrito do Bailique terão mais comodidade e eficácia na prestação de serviços da Justiça Eleitoral.
De acordo com a chefe de cartório da 2ª Zona eleitoral, Selma Magno, o aumento do número de eleitores resultou em superlotação em algumas escolas e causou desconforto no dia das eleições e visando sanar esse problema foram criados esses novos locais, ampliando o acesso dos eleitores às urnas eletrônicas.

Os novos locais de votação da 2ª Zona
ESCOLA ESTADUAL FRANCO GRANDE, na localidade de Franco Grande – Distrito do Bailique;
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA GUITA – Área Central de Macapá;
CENTRO EDUCACIONAL IRMÃ CARMELA BONASSI. Remanejamento de 05 (cinco) seções pertencentes à Escola Estadual Nilton Balieiro Machado;
ESCOLA ESTADUAL JACINTA MARIA RODRIGUES DE CARVALHO GONÇALVES – Zona Sul de Macapá;
ESCOLA MUNICIPAL CAETANO TOMAZ para receber todas as seções que pertenciam à Escola Estadual Maria Angélica Pereira Góes, a qual, por ora, não funcionará como local de votação no pleito vindouro;
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANA MARIA DA SILVA RAMOS, que foi utilizada provisoriamente em eleições anteriores;
ESCOLA WILSOM MALCHER – ANEXO (ATRÁS DA IGREJA SÃO PAULO), que foi utilizado provisoriamente em eleições anteriores
SEST/SENAT, para atender a Zona Oeste de Macapá

2ª Zona Eleitoral
A 2ª Zona eleitoral fica localizada na Avenida Mendonça Junior, 1452 – Centro atendendo o município de Macapá, inclusive os Distritos do Bailique, Fazendinha e Coração, tem um eleitorado de cento e sessenta e seis mil, cento e trinta e seis (166.136) eleitores, 78 locais de votação, 608 seções. É o maior colégio eleitoral do Estado.

A 2.ª Zona Eleitoral do município de Macapá é a que concentra o maior número de eleitores, chegando a mais de 160 mil.