A pesquisa revelou que 40% dos cidadãos que deixaram de exercer o direito de voto nas eleições municipais de 2020 o fizeram por medo do novo coronavírus.
Pesquisa nacional feita pelo Instituto DataSenado entre o fim de novembro e o início de dezembro revelou que 40% dos cidadãos que deixaram de exercer o direito de voto nas eleições municipais de 2020 o fizeram por medo do novo coronavírus.
Segundo a inquirição, 80% dos eleitores entrevistados votaram, e dos 20% que não compareceram às urnas, 59% não tiveram os motivos detalhados e 1% não quis responder.
Do grupo que confirmou ter participado do sufrágio, 52% disseram ter se sentido muito seguro na hora de votar; 30%, pouco seguros; e 16% responderam que não se sentiram nada seguros.
O número de abstenções registrado na pesquisa (20%) diverge um pouco do índice detectado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 23,1% no primeiro turno e 29,5% no segundo. A variação está dentro da margem de erro da pesquisa DataSenado (4% para mais ou para menos), mas a coordenação da instituição também aponta outras razões.
Destacou que são dois os principais motivos que podem causar essa divergência na estimativa pontual para menos. Os dados do TSE podem superestimar o não comparecimento pela falta de informação de óbitos e também pelos brasileiros que saem do país e não são acessíveis para nossa análise. E em pesquisas, pessoas podem dizer que foram votar sem de fato terem ido, pela questão da desejabilidade social e com medo de estarem sendo fiscalizadas.

Dados
A mesma pergunta da pesquisa (Você votou nas eleições?) foi feita em 2016, quando 82% dos entrevistados afirmaram ter votado, e em 2018, com resposta positiva de 85% dos cidadãos ouvidos.
Esse percentual converge com a pesquisa feita em julho pelo DataSenado, quando percentual similar de participantes respondeu que pretendia votar nas eleições municipais deste ano: 81% disseram que votariam, 15% não votariam e 3% não souberam ou não quiseram responder.
O DataSenado avaliou a opinião de 2.400 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 24 de novembro e 3 de dezembro, em amostra representativa da opinião da população brasileira. A pesquisa foi feita por telefone e ouviu cidadãos de todas as regiões brasileiras, em especial do Sudeste (43%) e do Nordeste (26%).

Como previsto, a justificativa mais repetida pelos eleitores que faltaram em uma das votações para escolha de prefeito e vereadores alegaram medo da Covid-19.