A primeira semana da nova gestão na Prefeitura Municipal de Macapá foi marcada por problemas de organização e funcionamento em vários setores nervosos da administração municipal.
Enumerá-los agora não seria a melhor contribuição que poderíamos oferecer àqueles que ainda estão se acostumando com a nova rotina. A população precisa confiar que a administração municipal vai funcionar como máquina. Isso exige palanque desarmado e foco total na gestão.
O prefeito, secretários municipais e os demais gestores vão perceber – ou já devem ter percebido –, que não sobra tempo para exercer outras atividades e que foram eleitos ou escolhidos para administrar o município de Macapá e não apenas a cidade de Macapá.
As reclamações vindas dos distritos do município precisam ser ouvidas e, se for o caso, filtradas e conhecidas em detalhes para que as pessoas que moram nos distritos próximos ou aqueles afastados da capital, não se sintam prejudicados na sua confiança ou pela eventual assistência pública que lhes fora prometido e que, na hora da necessidade, se sintam abandonadas pelo poder público municipal.
Ora, se existe distritos que precisam de atenção, existe entre esses distritos distâncias que exigem maneiras de se deslocar de um para o outro, através de vias municipais que precisam ser mantidas em condições de tráfego mesmo durante o período das chuvas.
As fotografias que interessam são aquelas que mostram homens e máquinas da prefeitura trabalhando, modificando o local, não deixando que as dificuldades aumentem por causa de uma vala aberta ou uma lixeira, agora pequena e que depois se transforma em um lixão.
As pessoas, tanto as físicas como jurídicas estão na expectativa de melhorias, afinal, quando da campanha, lhes foram prometidas melhorias e é natural que esperem por isso.
Para gerir os interesses da população do município de Macapá não basta informar que “de saúde eu entendo”, mas sim que: “de administração municipal eu entendo”. A Administração Municipal é uma escola e, por isso, os administradores devem ser exemplos de “alunos” aplicados e em busca da qualidade nos serviços.