Após uma ponte de madeira, na BR-156, ceder quando passava um caminhão com óleo diesel na terça-feira, dia 19 de janeiro, o tráfico segue interrompido e a Polícia Rodoviária Federal está estimando que a reparação da ponte deva demorar 15 dias. A ponte fica sobre o igarapé Ranolfo, no km 668, é de madeira e não suportou a carga. Com a limitação, a passagem de pessoas e cargas para Oiapoque é feita com muita dificuldade e a sede do município já começa a viver os primeiros problemas.

NEPOTISMO
Fazia algum tempo que não se comentava um procedimento administrativo que implicasse em nepotismo. Esta semana, entretanto, um decreto municipal publicado pelo prefeito Municipal de Macapá e que alcançou as redes sociais acabou por provocar a identificação de um desses fatos proibidos na administração. O nepotismo está proibido desde 2008 quando o STF publicou a Súmula Vinculante n.º 13 que trata do assunto e, taxativamente, proíbe a sua prática.

NOVO DECRETO
A Prefeitura de Macapá divulgou na quarta-feira, dia 20, o decreto 557/2021, reforçando as medidas de combate ao novo Coronavírus. O documento foi assinado pelo prefeito Antônio Furlan e tem vigência de sete dias. As medidas adotadas no novo decreto fazem parte de um alinhamento entre Governo do Estado e Prefeituras. As principais alterações estão relacionadas à redução do horário de funcionamento de restaurantes e similares para até às 22h, nas modalidades de atendimento presencial, drive thru, entrega e expresso. Foram suspensas as atividades coletivas como jogos em arenas e em praças para não haver a aglomeração de pessoas.

MAIS 12 LEITOS NO HU
O Governo do Amapá reforçou na quarta-feira, dia 20, a retaguarda para o tratamento de pacientes acometidos pelo coronavírus com a ativação de mais 12 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Centro Covid HU, em Macapá. Para garantir a expansão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu 80 novos aspiradores (usado para aspirar secreções no aparelho respiratório do paciente) e 120 bombas de infusão. Além de permitir a instalação de novos leitos, os itens reforçam o funcionamento dos que já existem.

VACINAS DISTRIBUÍDAS
Após vacinar, simbolicamente, os primeiros amapaenses contra a Covid-19, o Governo do Estado do Amapá começou a distribuição das doses do 1.º lote da Coronavac para os municípios amapaenses. As vacinas serão entregues para os prefeitos nas 16 sedes municipais do Estado, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Estado do Amapá, equipes da vigilância em saúde estadual, seguindo o protocolo nacional de controle e segurança no transporte.

CARNAVAL 2021
Foliões de todo o Brasil estão em contagem regressiva para uma data que ainda não tem previsão de chegada: o Carnaval 2021. Com a pandemia do novo coronavírus, as cidades onde ocorrem as principais festas cancelaram ou suspenderam os eventos para não causar aglomeração e evitar a proliferação da Covid-19.