Depois do fortalecimento do partido, elegendo 5 prefeitos municipais e 19 vereadores nas eleições de 2020, o momento exige esta ação organizada.
Em avaliação recente feita pelo DEM-AP sobre o seu desempenho nas eleições municipais de 2020 no Amapá, a conclusão indicou que o partido se houve bem nas eleições e que precisa de ação organizada para as eleições de 2022, quando estarão em disputa cargos para governador e vice do Estado, uma vaga para o Senado, 8 vagas para deputado federal, 24 vagas para deputado estadual.
Pela primeira vez nas eleições proporcionais para deputado federal e deputado estadual não será permitido coligação e isso exige nova organização dos partidos políticos como o DEM.
O Democratas (DEM) é um partido brasileiro de centro-direita cuja filosofia política é o conservadorismo-liberal.
Foi fundado em 1985 como Partido da Frente Liberal (PFL), fruto de dissidência do Partido Democrático Social (PDS) por causa das articulações que ao fim elegeram Tancredo Neves à presidência da República após vinte e um anos do Golpe Militar de 1964.
Embora a ata do congresso de 2007 do PFL tenha exatamente proposto (e sido aprovada) nova denominação para o partido, de forma minoritária há a ideia de o Democratas ser apenas sucessor do PFL.
Assim, a denominação Democratas data de 28 de março de 2007, seu código eleitoral é o 25, seus membros são chamados de demistas e suas cores oficiais são o azul, o verde e o branco.
O Democratas é a primeira agremiação brasileira desde o fim do bipartidarismo em 1979 sem “partido” no nome e também cuja sigla não é um acrônimo. É membro da Internacional Democrata Centrista, composta por diversos partidos de centro-direita, e também da União Internacional Democrata, composta por partidos de direita.
Com 1.023.531 filiados em outubro de 2020, é o sétimo maior do país.
O partido compôs a oposição ao governo Lula e ao governo Dilma e fez parte da base aliada do governo Temer. Possui a quinta maior bancada na Câmara Federal, e a quinta no Senado Federal, além de governar 459 municípios.
Em 2019 a legenda ganha bastante espaço no cenário político brasileiro ao reeleger Rodrigo Maia como presidente da Câmara dos Deputados e eleger o amapaense Davi Alcolumbre como presidente do Senado Federal.