Josiel Alcolumbre
As obras que o ex-prefeito Clécio Luis licitou, contratou recentemente e que foram iniciadas durante o segundo semestre de 2020 avançando pelo primeiro trimestre de 2021 vão se constituir, até o final do ano, um grande e importante acervo para a história da cidade, como de resto de todo município.
Qualquer balanço que se faça das obras que estão melhorando a infraestrutura da sede do município e do interior vêm carregada das realizações do prefeito que recentemente deixou a prefeitura, obediente ao processo democrático, às regras das eleições e à necessidade do núcleo urbano apresentar realizações contemporâneas e melhorias para futuro.
Obras como a do Shopping Popular, na Rua São José – entre as avenidas Henrique Galúcio e Ataíde Teive –, da Rua Claudomiro Moraes, do binário formado pelas avenidas Padre Júlio e Cora de Carvalho, do asfaltamento de vias, entre outras tantas realizações, precisam ser anotadas e registradas como passos importantes para recuperar parte dos prejuízos que a cidade vem experimentando ao longo dos anos.
A transformação ambiental que resultou no Bioparque, no Distrito da Fazendinha, da orla de Macapá, desde o Aturiá até o Jandiá, com modificação da iluminação pública, como também de recuperação de setores da orla que estavam depredados e abandonados desde quando foi construído. Aliás, a iluminação pública é uma das decisões símbolo na administração do prefeito Clécio Luis, que assumiu as receitas recebidas pela CEA e os serviços de manutenção e instalação de redes de iluminação pública em pontos turísticos e nos bairros, que vieram melhorar a segurança pública em trechos reconhecidos como perigosos para a população.
Além de tudo isso, a modificação na qualidade de atendimento na rede de saúde, administrados pela Prefeitura de Macapá, melhorando as condições físicas dos prédios, o abastecimento das farmácias com medicamentos, organizando o atendimento da população e avançando na transparência nestes e nos demais pontos da gestão.
Cuidou de outros setores com o mesmo zelo e cuidado, dando suporte na orientação do enfrentamento ao coronavírus responsável pela Covid-19, desde o começo de 2019.
Tudo isso só foi possível com a contribuição política, financeira e presencial do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, um esteio forte do modo republicano de governar.