O encontro foi realizado dia 12, e reuniu o governador Waldez Góes e prefeitos e representantes dos 16 municípios para debater ações integradas.
O governador do Amapá, Waldez Góes, reúne na terça-feira, dia 12, os prefeitos e secretários municipais de Educação e Vigilância em Saúde para alinhar ações integradas voltadas ao Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 e também o programa Criança Alfabetizada, desenvolvido em parceria pelo sistema Colabora Amapá.
Durante o encontro, denominado Fórum Governo e Prefeituras juntos por um Estado Forte, Góes destacou que o Estado já oficializou uma reserva de 360 mil doses de vacina, resultante de articulação com o Governo de São Paulo e o Instituto Butantan. O Amapá possui R$ 20 milhões do Tesouro Estadual para aquisição da primeira etapa de imunização.
Ele também enfatizou que o objetivo do plano é manter a rede estadual preparada para receber, distribuir e aplicar a vacina na população, assim que o Ministério da Saúde (MS) liberar as doses, além de prestar apoio aos municípios para que a imunização seja eficaz nos 16 municípios.

Colabora Amapá
Outro tema debatido durante o fórum foi o Regime de Colaboração entre o Estado e as prefeituras, o Colabora Amapá. O programa que foi lançado em 2018 para fortalecer políticas públicas que garantam mais qualidade nos serviços prestados à população, com destaque para a Educação e Inovação Tecnológica.
De acordo com Governo do Estado, o programa Criança Alfabetizada, que dá ferramentas para alfabetizar estudantes na idade certa, trabalha a fluência em português e matemática do aluno do 1° e 2° ano para que apresente excelente resultados na Escola de Tempo Integral. Dos 16 municípios, sete ainda não possuem este modelo.

Saneamento básico
O fórum também abordou o Plano Estadual de Políticas de Saneamento Básico. O chefe do Executivo estadual enfatizou que para obter bons resultados é necessário o trabalho integrado.

Durante o encontro o governador do Estado destacou que já reservou 360 mil doses de vacina, imunizante para enfrentar a Covid-19.