Entrevistado pelo jornalista Olívio Fernandes no programa Amapá Urgente, da TV Macapá, afiliada da TV Bandeirantes no estado, o economista e ex-deputado federal Jurandil Juarez foi categórico ao afirmar que o jornalista Josiel Alcolumbre, candidato a prefeito de Macapá nas últimas eleições pelo Democratas, reúne todas as condições de ser o principal interlocutor da oposição ao projeto político eleito para governar a capital pelos próximos quatro anos.

Foi a primeira vez que Josiel se candidatou como cabeça de chapa para disputar um cargo majoritário. Sua candidatura a prefeito de Macapá em 2020 foi fruto de interlocuções políticas que vinham ocorrendo há dois anos e sendo conduzidas por ele próprio, o que para o economista são credenciais suficientes para continuar liderando um projeto alternativo e viável para Macapá.

“Ele é um interlocutor que merece respeito”, disse Juarez ao lembrar que Josiel conseguiu compor um capital político de 80 mil votos, e emendou, “ juntos as abstenções e mais os nulos e brancos somam dois terços do eleitorado macapaense, e esse eleitorado não queria o projeto que foi eleito. Ou seja, Josiel é uma liderança que conseguiu reunir o entusiasmo e a confiança de mais de 80 mil pessoas ”, quase 45% dos votos.

Em entrevistas aos meios de comunicação, Josiel tem se posicionado firme e já vem assumindo a liderança de oposição ao projeto de poder capitaneado pelo médico Antônio Furlan e companhia. Sobre essa posição, o economista disse ser correta a decisão de Josiel. “Ele representa 80 mil pessoas que acreditaram no projeto que ele liderou, Josiel é uma expressão política que está consolidada, e ele vai fazer a oposição que é necessário fazer. É a oposição que vai indicar o que está errado e a oposição tem esse papel”, afirmou Juarez.

Segundo o ex-deputado, a liderança de Josiel não vem somente no número de votos que obteve nas eleições de Macapá, mas também da sua capacidade de aglutinação de forças políticas. “Ele viabilizou sua candidatura não por ser irmão do Davi, mas ele soube reunir outras forças políticas que lhe deram solidez. Isso significa prestígio político, e é com esse prestígio que ele entra para fazer as cobranças que precisam ser feitas”, resumiu.

Sobre os 80 mil empregos que o prefeito Furlan disse que vai gerar em Macapá nos primeiros dois anos de sua administração, Juarez foi conclusivo, “como economista, não vejo como o atual prefeito irá gerar os 80 mil empregos que prometeu, nem num horizonte de 15 anos de administração, primeiro porque a prefeitura (de Macapá) tem capacidade zero para investimento. Todo investimento feito em Macapá é com verba federal, ou de emenda (parlame ntar) ou recurso orçamentário (da União). Com o orçamento que a prefeitura possui não tem como fazer isso”, refutou.

Para Juarez, o prefeito de Macapá precisaria mobilizar forças políticas para gerar qualquer número de empregos. Sem essa capacidade não há como, segundo ele. “Não vejo como ele mobilizar forças políticas no sentido de viabilizar uma administração (municipal) sem o apoio do governo federal”, realçou o economista.

Nas entrelinhas, Juarez evidencia que com políticos de oposição ao governo federal ao seu lado, e mesmo com toda influência do senador Davi na República, Furlan não possui a elasticidade política para liderar um projeto que precisa de recursos e apoio diretos do governo federal.

Ao contrário de Furlan, Jurandil Juarez diz que Josiel é uma expressão dentro de um grupo político que já está consolidado e onde vem cumprindo um papel importante, além de possuir o senador Davi como influente na República, cogitado inclusive para assumir um ministério, “como já se especula”, disse Juarez, lembrando que nessa possibilidade Josiel assume a vaga de senador. “Josiel assume um papel importante (no jogo político), e fica claro que ele sabe o tamanho de sua envergadura política”, realçou.

Juarez afirmou ainda que ao contrário de Furlan, Josiel Alcolumbre pavimentou com maestria o início de sua trajetória política por possuir a capacidade de aglutinar forças políticas ao seu entorno. “Ele representa essa força política porque é parte dessa força, tem um partido forte (nacionalmente) e tem um papel importante na construção desse robusto projeto político (para o Amapá)”, concluiu o ex-deputado.

Josiel é uma expressão política consolidada e com alto poder de aglutinar forças, diz economista e ex-deputado federal Jurandil Juarez.