Josiel Alcolumbre
A gestão de um município não é fácil.
A gestão de um município com mais de 500 mil habitantes e que vê sua população crescer quase 2% ao ano é ainda muito mais complicada.
Exige uma equipe de governo unida, uma voz de comando compreendida pela equipe e uma maneira uniforme de se comunicar com o povo que, com o pagamento dos tributos viabiliza o orçamento público municipal.
Também precisa a equipe da gestão compreender que o grande patrão é a população que precisa ser atendida conforme suas necessidades, seja através de soluções coletivas, seja por ações localizadas ou individualizadas.
Substituir o modo de se comunicar com a população do município e da sede do município requer razoável interpretação dos programas e projetos que vinham sendo desenvolvidos pela equipe que saiu pela equipe que entrar para seguir com os trabalhos.
Os erros mais comuns se acumulam quando a nova equipe entende que tudo o que os que lhes antecederam o fizeram com negligência ou não seguiram as regras que orientam todo o processo administrativo municipal.
Os melhores resultados são obtidos quando a nova equipe segue os pontos que vêm dando certo, evitando dar opiniões ou tomar medidas sobre os pontos que não estão de acordo com a orientação ideológica da gestão e deixar completamente de lado as vontades próprias ou as regras que deram certo no modo anterior.
A gestão administrativa municipal é única e exige além da competência técnica, o entendimento político e social.
A prefeitura de Macapá está nesse contexto e os administradores de cada setor tem que compreender que todos devem estar dispostos para ouvir e avaliar todos os reclamos da população. Jamais fazer-se de surdos ou imaginar que o munícipe está exigindo coisas que a prefeitura não pode fazer. Tem que dar a resposta e encontrar a forma de resolver o problema.