A atual administração municipal vê o seu primeiro mês ser concluído e já há insatisfações declaradas com a ação dos dirigentes que tomaram posse no começo do mês.
Essa insegurança inicial dos administradores preocupa os munícipes não apenas pelo que não foi feito e precisava ser feito, mas pelas promessas de ações diferenciadas que melhorariam o atendimento da população e as condições da cidade e seus distritos.
Várias ações precisavam ser tomadas no começo da gestão para que o impacto delas repercutisse nos funcionários municipais e nas pessoas, jurídicas e físicas, que prestam serviço para a prefeitura, garantindo que o prefeito e todos aqueles que estão sob o seu comando, direto e indireto, percebessem que o que havia sido dito na campanha era para valer.
As unidades dinâmicas do município, como a saúde, a educação e a mobilidade não foram impactada com nada. Houve isso sim, desatenção que permitiu a reclamação dos que procuraram as unidades de saúde aos sábados e aos domingos, como de costume, percebendo que o atendimento não tinha o mesmo padrão de todos os finas de semana de 2020.
A administração municipal exige agilidade, além de comprometimento e interesse. Quem não se ajusta a estas características terá muitas dificuldades para compreender a atribuição que aceitou, voluntariamente, no sentido de ser gestor das atividades mais simples às mais complexas no atendimento da população.
Dentre outros pontos que já poderiam ter sido destacados na gestão do município de Macapá estão as questões urgentes do transporte coletivo. Os gestores do município têm mais de 300 mil motivos para cuidar do transporte coletivo, não apenas no sentido de oferecer ruas e avenidas em condições de tráfego, mas um ambiente confiável para os usuários e proprietários.
A transparência da gestão municipal precisa manter o padrão que vinha mostrando, sempre muito bem avaliada quando comparada nacionalmente com a transparência na gestão das outras 26 capitais brasileiras, sempre se mantendo no grupo das cinco primeiras capitais com melhor processo de transparência.
Se um mês é pouco para fazer a avaliação da gestão é muito tempo para quem precisa de atenção.