A ação de vacinação contra o sarampo começou na segunda-feira pelos distritos da Fazendinha e segue depois para o Igarapé da Fortaleza, bairros Vale Verde e Chefe Clodoaldo. Em seguida serão os bairros da Zona Sul da capital, como Araxá, Pedrinha, Nova Esperança e Novo Buritizal que têm apresentado mais casos de sarampo. Por último, será a vez das Zonas Norte, Leste e área Central. Desde o início das notificações em 2020, a capital já registrou 188 casos da doença, de acordo com o último censo da SVS. A previsão é vacinar 58 mil pessoas, sendo 17.330 de seis meses a 19 anos, 4.140 de 29 a 49 anos e 36.504 de 50 a 59 anos.

ELEIÇÕES 2022
O Tribunal Superior Eleitoral dá a largada para as eleições 2022 com a realização do Seminário Transformações na Comunicação: Novos Paradigmas Pós-pandemia que, hoje e amanhã, dia 20, estará sendo realizado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Salvador. O objetivo é desenvolver estratégias eficazes de comunicação a serem adotadas pela Justiça Eleitoral, em 2021, visando os desafios das eleições gerais de 2022. O evento conta com a participação de profissionais que compõem Assessorias de Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país, além de profissionais da imprensa e gestores da área que atuam na iniciativa privada.

OXIGÊNIO
Já estão em Manaus os 50 cilindros de oxigênio doados por artistas ao estado do Amazonas, cuja saúde pública está em colapso em razão da pandemia de covid-19. O transporte foi viabilizado pela senadora Mailza Gomes (PP-AC), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o governador do Acre, Gladson Cameli que se mobilizaram junto ao governo. O material foi doado por Bruno Gagliasso, Otaviano Costa, Thelma Assis, Fabiula Nascimento, Felipe Neto e Maria Gadu.

JUSTIÇA 4.0
CNJ e PNUD buscam profissionais da área de TI e Comunicação para trabalhar no programa Justiça 4.0 As oportunidades são para profissionais de áreas como ciência e engenharia da computação, sistema de informação, desenvolvimento de sistemas e gestão em tecnologia da informação. O prazo para inscrições se encerra no dia 22 de janeiro. Além dos profissionais da área de TI, há uma vaga para a área de Comunicação, com inscrições abertas até 28 de janeiro.

VACINA: USO EMERGENCIAL AUTORIZADO
A Agência Nacional de Vigilância aprovou por unanimidade o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19: a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac com o Instituto Butantan, e da Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Com isso, a campanha de vacinação já pode ser iniciada no Brasil – a data anunciada pelo governo federal é 20 de janeiro. A liberação foi discutida por cinco membros da agência, entre eles o presidente do órgão, o médico e contra-almirante Antonio Barra Torres.

PRIMEIRA A RECEBER VACINA CONTRA A COVID-19
Mônica Calazans, enfermeira de 54 anos, há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, foi a primeira brasileira a receber, logo no domingo dia 17, uma dose da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A vacinação ocorre no mesmo dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca contra Covid-19.