A cidade de Macapá completou, ontem, dia 4 de fevereiro, 263. Antes, no dia 20 de janeiro, completou 77 anos que é a capital do Amapá, sendo 44 como Território Federal e 33 anos como Estado do Amapá. Macapá está a 14,4 metros acima do nível médio do Rio Amazonas e a 345 km, em linha reta, de Belém, capital do Estado do Pará. Sobre Macapá se projeta a linha imaginária do Equador, sugerindo a existência de dois hemisférios na Terra.

FIM DA LAVA JATO
O procurador Deltan Dallagnol afirmou que o fim da Lava Jato em Curitiba “causa preocupações”. Após sete anos de atuação, operação foi encerrada no dia 1.º de fevereiro e parte dos procuradores serão integrados ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal do Paraná. O procurador deixou o cargo em setembro de 2020, para se dedicar a um tratamento de saúde da filha de um ano. O procurador usou o Twitter para comentar o fim da operação.

PARLAMENTO AMAZÔNICO
O Parlamento Amazônico quer diagnóstico de vacinação contra covid na região. Os senadores e deputados integrantes do Parlamento Amazônico (Parlamaz) farão um diagnóstico da epidemia de covid-19 em seus países e das medidas de vacinação na região amazônica. O pedido foi feito pelo presidente do parlamento, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), durante reunião do grupo ontem, quinta-feira, dia 4 de fevereiro, destinada à eleição dos vice-presidentes do bloco. A situação da pandemia em cada país será discutida no próximo encontro do grupo, que deve acontecer no fim de março.

UNIMED FAMA
A Procuradoria-Geral do Amapá ajuizou na quarta-feira, dia 3, ação civil pública, com pedido liminar de tutela de urgência, em desfavor do Hospital Central de Macapá e Federação das Unimeds da Amazônia, pertencentes à Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (Unimed Fama). Pacientes foram transferidas sem atender os protocolos de Saúde e Vigilância Sanitária. Se condenada, a organização hospitalar pagará multa por danos morais coletivos no valor total de R$ 6 milhões.

INVESTIDORES
Empresários israelenses vêm ao Amapá dispostos a investir em energia solar e eólica
O suplente de senador, josiel Alcolumbre (DEM) foi quem articulou a vinda dos empresários a Macapá. O suplente de senador, Josiel Alcolumbre (DEM), informou nas redes sociais que nos dias 15 e 18 de fevereiro o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, e um grupo de empresários israelenses vêm ao Amapá para estudar a possibilidade de investimentos no Estado.

FÔLEGO
O resultado das eleições que apontaram os novos comandantes do Legislativo nacional desenha um novo cenário político para a disputa pelo Palácio do Planalto em 2022. Com a vitória dos aliados Arthur Lira (PP-AL) na Câmara e de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) no Senado, a avaliação no Palácio do Planalto é que os próximos dois anos deverão ser menos conturbados para o presidente Jair Bolsonaro, que ganha fôlego para tentar se reeleger.