Josiel Alcolumbre

Começa o mês de fevereiro e sempre, nesse momento, no começo do mês, grande parte da atenção dos macapaenses se volta para o aniversário da cidade. O dia 4, dia do aniversário, é o centro deste momento.
Não há desculpa para que o aniversário da cidade não seja comemorado.
A pandemia não pode ser argumento para impedir a realização de uma programação cívico-cultural, adequadamente organizada, evitando aglomerações e atendendo às necessidades do distanciamento social.
É preciso que a prefeitura da cidade, que tem em sua estrutura uma Secretaria de Cultura, com um quadro de funcionários que tem essa atribuição junto com o secretário, com um bom salário, e um prefeito recentemente eleito por boa parte dos eleitores de Macapá, possa assim pensar sobre a sede do município que assumiu a responsabilidade de dirigir por quatro anos.
Se não fizer isso em 2021, já terá perdido 25% da oportunidade que tem para mostrar o compromisso assumido com a população, por ocasião da posse, em gerir os seus interesses. Se não fizer, essa decisão entrará para o conjunto de decisões que desagrada e decepcionam o povo macapaense.
Ao contrário do que pode dizer o prefeito, botando a culpa na Covid-19, o momento é espetacular para que a população conheça a história da cidade, organizada e contada por aqueles que têm essa incumbência no organograma da Prefeitura de Macapá de assim fazê-lo.
Também se não tiver capacidade para fazer uma festa cultural, com plateia virtual, o que poderá fazer por uma cidade que precisa retomar a organização que tem preparada para o futuro próximo?
O prefeito reclama muito do trivial. Mas devia saber que essa função, além de importante, precisa de aplicação, empenho, demonstração de preparo público para atender as pretensões de um povo que sempre tem na autoridade do prefeito, a necessidade de ações protegidas pela honestidade e, algumas vezes, pelo improviso.
Não pense que os problemas são apenas os canais, os alagamentos de vias e residências e dinheiro curto. A honestidade no trato com o dinheiro público, aquele pago na forma de tributos por cada um da população, não só precisa ser demonstrado pelos gestores, mas por todos aqueles que falam em nome da prefeitura deste município que completará, no dia 4 de fevereiro de 2021, 263 anos.