Um grave acidente fluvial aconteceu no Rio Santana, no trecho próximo ao distrito de Fazendinha, em Macapá, quando um navio de aço colidiu com pequena embarcação de madeira que transportava passageiros, todos sem coletes salva-vidas. A embarcação saiu do trapiche da Vale Verde com destino à Ilha do Chagas. Não houve vítimas, muito embora o acidente tenha ocorrido no Canal de Santana. O piloto da pequena embarcação, Jean Guedes, diz que a salvação de todos foi um milagre. O fato ocorreu no sábado durante o dia, quando chovia muito, prejudicando a visibilidade.

NOVO PRESIDENTE
O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá em março terá novo presidente obedecendo ao rodízio que vem orientando estas substituições. Depois de dois anos na direção do judiciário amapaense, o desembargador João Guilherme Lages, já tem definido o seu novo cargo de direção, o Tribunal Regional Eleitoral, que será o desembargador que coordenará as eleições de 2022. O desembargador Romel Araújo que assumirá o Tjap já avisou que tem em seu plano de ação a implantação da inteligência artificial no Judiciário do Amapá.

CONCURSO PARA O MP
O Ministério Público do Estado do Amapá está bem perto de anunciar seu novo certame para os cargos de Técnico e Analista Ministerial. A assessoria de comunicação do MP AP confirmou a veracidade das informações contidas em imagem de slide que circula há alguns meses na internet em que informa a escolha do Cebraspe como banca organizadora do próximo certame e o quantitativo de vagas a serem disponibilizadas. Segundo a publicação, a distribuição de vagas se dará da seguinte forma: Técnico Ministerial – Área Administrativa (6 vagas) Analista Ministerial – Direito (10 vagas).

EPIs E CRONOGRAMA
O Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá devem apresentar cronograma das fiscalizações, relação do quantitativo e tipo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a programação de reposição, que serão disponibilizados aos agentes de fiscalização e relatório com data e endereço de que houve certificação dos comerciários e particulares das medidas sanitárias obrigatórias. Ao Município de Macapá foi recomendado, ainda, que apresente cronograma das ações educativas a serem realizadas nos bairros.

OS CAMPEÕES E OS QUASE
No sábado passado foi disputada, no Maracanã, a final da Copa Libertadores da América entre Palmeiras e Santos, ambos de São Paulo. Palmeiras venceu por 1×0, gol marcado no final dos acréscimos. Também foi conhecido o campeão da série B, a Chapecoense, de Chapecó, em Santa Catarina. Na série C o campeão foi o Vila Nova, de Goiânia, em Goiás. Será conhecido no próximo sábado, dia 6, o campeão da série D, entre Floresta/PE e Mirassol/SP. Já o campeão da série A só será conhecido no dia 24 deste mês.

IMPROBIDADE
O secretário de Saúde de Serra do Navio, no Amapá, e a esposa Regiane Gurgel, que atua como assistente social no município, ambos responderão por improbidade após suspeitas de terem furado a fila prioritária de vacinação contra a covid-19. A ação foi ajuizada, na sexta-feira, dia 29 de janeiro, pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo MP/AP (Ministério Público do Estado) e pede o afastamento dos cargos que ambos ocupam, além de uma multa de R$ 10 mil.