Rodolfo Juarez

Domingo encerra o segundo mês de 2021. Alguém pode dizer: e eu com isso? Entretanto, todas as ações humanas são identificadas pela data em que essa ação é realizada como: nascimento, namoro, casamento, formatura, morte e tantos outros acontecimentos que, na prática, são capítulos da história de cada pessoa.
Assim mesmo acontece com a posse em cargos de políticos escolhidos pelo povo em eleições que têm dia certo para tomar posse e certo para devolver o cargo para a população que costumeiramente não é feito.
É isso que leva ao acompanhamento de uma gestão administrativa no decorrer do mandato que lhe foi outorgado pela população, através dos eleitores. É comum o primeiro balanço acontecer nos primeiros 100 dias de uma gestão, como também de forma mensal, trimestral, quadrimestral e anual como, aliás, a própria legislação manda para que sejam apresentados relatórios com as informações das ações desenvolvidas no trimestre, quadrimestre e outros períodos.
Se estes instrumentos de avaliação da gestão são importantes para aqueles períodos, também outros, de outros períodos são importantes como alerta para eficiência de toda a administração.
As reclamações feitas por alertas dos auditores voluntários da comunidade, quando chamam a atenção dos administradores, o fazem no sentido de contribuir para melhorar a gestão que logo vai ter que apresentar os relatórios que são obrigados por Lei.
A importância dessa contribuição não pode ser negada como fazem alguns dos auxiliares direto do gestor detentor do mandato. Não contribuem aqueles que interpretam os chamados de atenção observadores são levados pela ignorância ou pelo espírito que comanda os bajuladores.
No caso dos gestores municipais que tomaram posse em janeiro deste ano, que estão completando os primeiros dois meses do mandato de 48 meses, eles já vão ter que apresentar os relatórios do primeiro trimestre, isso é inexorável, e como preparatório para o relatório do quarto trimestre que, inclusive, pode influenciar no Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD), que é o detalhe, em nível operacional, dos projetos e atividades constantes no orçamento e onde estão especificados os elementos de despesa e seus respectivos desdobramentos.
A gestão que assumiu a Prefeitura de Macapá, por exemplo, precisa considerar e respeitar as contribuições honestas para melhoria do desempenho da gestão, e não simplesmente, ignorar ou repudiar as manifestações interpretadas como críticas, pois de um jeito ou de outro elas vão continuar.