O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), promoverá a segunda edição do Tecquinócio STEAMCamp no meio do mundo. Este ano, devido a pandemia da covid-19, o evento começou ontem e segue até sexta-feira, dia 26, de forma online, entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Com o tema “Enfrentando Desafios”, a feira tecnológica tem o objetivo de incentivar a pesquisa científico-tecnológica no ambiente online. Foram convidadas a participar do evento 20 escolas da rede pública.

MAIS VACINAS
O governador do Amapá cobrou do governo federal o envio de mais vacinas contra o novo coronavírus para o Estado do Amapá durante a reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na quarta-feira passada. Outra preocupação declarada durante a live foi a aquisição de insumos e medicamentos, principalmente com a presença da mutação do vírus presente na Região Norte do Brasil, com maior capacidade de multiplicação, e a demanda de mais oxigênio para atender pacientes internados.

CABINE TRANSPARENTE
Os deputados da Assembleia Legislativa precisam acordar. Não é possível ignorar a confiança dos eleitores que acreditaram em cada um dos 24 que deveriam estar sentados nas 24 cadeiras, demonstrando para o povo, que todos estão atentos aos problemas atuais de desemprego em alta no Amapá. Nem que tivessem de colocar cada deputado sentado em uma cadeira do Plenário da Assembleia, dentro de uma cabine de material transparente, com microfone, exercendo, na plenitude de sua atribuição, o mandato autorizado pelos eleitores que compareceram para votar na eleição de 2018.

CLÁUSULA DE BARREIRA
Cláusula de barreira gera temporada de troca e fusão de partidos; entenda o que muda para 2022. Além das movimentações de possíveis candidaturas e alianças para 2022, os partidos políticos já começam a se organizar para não serem atingidos pela cláusula de barreira. O dispositivo foi criado pela minirreforma eleitoral e desde 2018 passou a restringir o acesso de siglas com baixa representatividade, ao fundo partidário e ao tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV.

ADAPTAÇÕES
A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, acompanhada do presidente da Federação do Comércio do Amapá, Eliezir Viterbino, visitou na sexta-feira (19), as obras do prédio da Fecomércio-AP, em construção no Centro de Macapá. O primeiro pavimento do mais novo e moderno empreendimento da capital está passando por adaptações para receber a promotoria de Justiça Criminais de Macapá, e a Promotoria de Justiça da Família, Órfãos Sucessões e Incapazes.

ÚLTIMO DIA
Termina hoje, dia 23 de fevereiro, o prazo para pedido de ressarcimento por danos durante o apagão de novembro. O prazo de 90 dias foi dado à responsável pela distribuição, mas o problema alegado passará por perícia técnica. O prazo limite está dentro dos 90 dias posteriores estabelecidos dentro da regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Veja como pedir o ressarcimento: 1) atendimento presencial nas unidades da CEA; 2) formulário virtual; 3) pelo call center no número 116.