Josiel Alcolumbre
A novela da BR-156 pode estar entrando em seus últimos capítulos. Apesar de ser a Rodovia Federal que tem mais de tempo em construção, em todo o Brasil, exatamente a rodovia que já fizeram com ela quase tudo, menos terminá-la.
Já foi rodovia da integração social, com a justificativa de que a construção era econômica, chegando a passar um pouco pelo Garimpo do Lourenço, em Calçoene. Mudou para rodovia de integração, seguindo o roteiro de passar às proximidades das sedes municipais. Teve o seu marco-zero dentro da cidade de Macapá, depois passou para o quilômetro nove e, agora, não se tem a correta informação de onde está esse marco-zero.
Venceu mais de 500 km e está emperrada na construção de 110 km, no trecho entre Calçoene e Oiapoque, pelo que se sabe, com mais de 5 ordens de serviço dadas pelo Dnit para a execução do trecho, os 110km que faltariam.
Será, indiscutivelmente, o trecho mais caro da BR-156 e o mais deseconômico para o estado brasileiro, esses 110 km, praticamente equidistante das cidades de Calçoene e Oiapoque.
A situação prejudica os negócios, a logística para entrega de mercadorias, deslocamento dos negociantes e passageiros, causa risco no transporte e desconfiança nas entregas que precisam chegar ao município referência nacional, Oiapoque.
Por ação direta do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) já estão disponíveis os recursos para o término do trecho que está “em aberto” completando a rodovia. E a impressão que nos dá é que receberá a fiscalização do Senador, além da fiscalização técnica do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte.
O tempo sem chuva no trecho está chegando. O dinheiro para a construção está disponível. O senador Davi está atento e isso significa que, finalmente, a obra pode acontecer.