Josiel Alcolumbre

O mês de março é o mês do ano que concentra, em tempos de normalidade social, todas as atenções para a mulher que, especialmente neste ano, assumiu e executa, com sabedoria, a tarefa adicional de administrar a família, protegendo-a da ameaça permanente da do inimigo invisível – a covid.
Essa tarefa, no caso das mulheres, representa mais uma no conjunto de atribuições que são gerenciadas pelas mulheres de todo o Amapá e do Brasil.
É muito comum se dizer que cada dia do ano é dia da mulher, mas o dia 8 de maio é aquele que dá oportunidade de os responsáveis pela melhoria social da população apresentar medidas que se tornem políticas públicas reconhecendo a capacidade de estar sempre disposta a conduzir os interesses da família.
A homenagem que o editorial do Aqui Amapá busca fazer a todas as mulheres amapaenses e um tributo ao que represente para a sociedade, reconhecendo a sua importância na visão que tem de família, de sociedade, de economia, de zelo pelo lar, de filhos e das mais complexas situações familiares e sociais.
A mulher tem mais responsabilidade com os compromissos que assume e, às vezes, precisa assumir a responsabilidade dos outros na preparação dos membros da família e o sustento de todos.
Múltiplas tarefas estão no cotidiano das mulheres. Gerenciar o ambiente familiar, seja estando próxima ou distante, trabalhar e ainda realizar tarefas, sozinha, mesmo sabendo que seria natural a ajuda de outros.
Acorda cedo e dorme tarde, mas sempre está disposta a cumprir os horários que têm no trabelho e ainda utilizar condução com veículos lotados ao ponto de não experimentar qualquer descanso durante a viagem.
Sei que dedicar esse editorial às mulheres, na véspera do Dia Mundial das Mulheres é muito pouco, mas reconhece a sua importância para a vida em sociedade, o desenvolvimento do Amapá e do Brasil, com sua objetividade que a torna o membro mais importante desse grupo.
Parabéns, guerreiras e doces mulheres do Amapá pela valentia com a qual enfrentam as questões sociais e pela confiança em dias melhores que devolve a esperança para todos.