No interior do estado a equipe realizou 300 consultas em Pedra Branca. A descentralização do serviço garante prévia identificação de doença ocular.
O programa é fruto de uma parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e os recursos para a nova fase são oriundos do Tesouro Estadual e de emendas do Senador Davi Alcolumbre.
De vidas se faz o Programa Mais Visão. Um projeto do Governo do Estado do Amapá que já transformou e recuperou a vista de mais de 12 mil amapaenses. No sábado, dia 6, foi retomado o trabalho de triagem nos municípios. Desta vez, Pedra Branca do Amapari, foi a região atendida com a realização de consultas.
Foram realizadas 300 consultas. A descentralização do serviço garante uma prévia avaliação, onde os pacientes são submetidos à consulta com o oftalmologista para a identificação de alguma doença ocular.
Se durante a consulta for encontrado algum tipo de doença ocular, o paciente passa por exames pré-operatórios e se estiver apto para fazer o procedimento, ele é orientado para se apresentar na estrutura dos Capuchinhos, que é onde estão sendo realizadas as cirurgias.
O trabalho de triagem é realizado por uma equipe multiprofissional do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), envolvendo: médicos, enfermeiros, assistentes sociais e um grupo operacional.
De acordo com a diretora do Hcal, Rosiane Pereira, o trabalho de triagem tem o propósito de chegar em regiões onde os pacientes têm dificuldades de acesso. São garantidos e levados os serviços de forma ampliada.