A primeira chegou sábado, dia 13, e a segunda deve estar no Oiapoque durante esta semana.
Um avião Hércules pousou no sábado, dia 13, em Monte dourado (PA), fronteira com o município de Laranjal do Jari (AP) levando a primeira usina produtora de oxigênio, a primeira (a segunda é para o município de Oiapoque) das duas acertadas com Ministério da Saúde, como medida preventiva para atender os moradores dos dois municípios amapaenses (juntamente com Vitória do Jari) que estão nos extremos Norte e Sul do Estado.
Esse reforço foi acertado conjuntamente com o governador do estado e o ministro da Saúde, oferecendo segurança com relação ao abastecimento dos hospitais estaduais naqueles municípios, garantindo o fornecimento no caso de aumento de registros que poderiam encaminhar para o colapso no atendimento dos moradores daquelas duas regionais.
Durante as negociações ficou acertado que as duas usinas passam a ser do estado do Amapá. Foram doadas pelo governo federal e passam a gerar economia permanente ao Governo do Estado, além de garantir o abastecimento de oxigênio para os hospitais que estão nas sedes dos dois municípios.
Segundo o senador Davi (DEM-AP), os esforços para combater o coronavírus não vão parar. Desde ontem, segunda-feira, foram continuadas as tratativas com o governo federal e o ministério da Saúde, para a aquisição de mais respiradores, monitores e bombas de infusão para o Amapá.
Todos os esforços serão canalizados para combater e aliviar o sofrimento causado por essa doença, que já ceifou a vida de centenas de amapaenses e de milhares de brasileiros.