Josiel Alcolumbre
A nova administração municipal precisa melhorar, e muito, o seu portal de transparência e o tratamento que é dado para as publicações, especialmente quando trata de informações sobre a covid-19.
As publicações que são postadas no site de notícias da prefeitura de Macapá, principalmente quando pretendem tratar do calendário de vacinação por faixa etária, são simplesmente retirados sem qualquer explicação ou retificação e, quando não tem jeito, publicado no espaço, outro informativo diferente o que lá estava, provocando uma confusão desnecessária.
Essa confusão se estende para os postos de vacinação que, por absoluta falta de informação, passam a ser veículos de uma confusão que se estende aos médicos e paramédicos que estão na linha de frente para atender a população que espera, às vezes por hora, para ser vacinada.
A comunicação entre os pontos de vacinação é rarefeita, entretanto necessário para dar qualidade e confiança para aqueles que estão nas filas para receber o imunizante contra o coronavírus. São muitos os registros de insatisfação daqueles que estavam na fila para tomar a vacina como daqueles que os acompanhavam.
O médico, quando candidato, se valeu da expressão de apoio “de saúde eu entendo”, mas agora, depois de eleito prefeito, não tem comprovado o seu slogan.
A saúde municipal precisa ser gerenciada com qualidade, pois qualquer deslize pode representar vidas e vidas estão se perdendo por falta desse gerenciamento adequado, que representa salvar vidas, diminuir sofrimento e evitar perdas por falta de insumos médicos que pode ser controlado com qualidade.
Até agora, desde o começo da imunização, ainda se está fazendo registros importantes à mão, muito embora haja, na própria prefeitura, conhecimento e equipamento para que tudo fizesse parte de um programa integrado que, registrado nos pontos de vacinação, fosse imediatamente disponibilizado para uma gerência com a incumbência de encaminhar para os centros de controle e estatística.
Quanto ao Portal da Transparência alimentado pela Prefeitura Municipal de Macapá, este apresenta uma qualidade de operação pífia, isso depois de ser considerado, recentemente, o melhor do estado e estar entre os melhores de país.