Fernando França

A campanha de vacinação iniciada hoje pela prefeitura de Macapá para atender adolescentes de 9 a 14 anos de idade com vacinas para HPV, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e meningite meningocócica vem sendo bastante criticada pela aglomeração que vem provocando.

Sem nenhum planejamento para atender um público tão grande, a secretaria municipal de saúde (Semsa) reservou apenas dois dias (15 e 16 de abil) para efetuar a vacinação de uma população cuja faixa etária, segundo dados do IBGE, representa mais de 12% da população de Macapá.

O horário de atendimento também foi reduzido, de 09 as 13 horas, para atender mais de 45 mil adolescentes na faixa de idade para a vacinação. “Eu deixei de assistir aula on-line para vim pra cá e me deparo com a essa multidão. Não sei se vou consegui”, desabafou o estudante Edson Maués, de 13 anos.
As vacinas disponíveis são HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de de 11 a 14 anos. Tríplice Viral para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e Meningocócica ACWY para meninos e meninas de 11 a 12 anos
Os lugares de atendimento são as quadras de esportes das escolas Antonio Munhóz, localizada no Conjunto Macapaba (Zona Norte) e Tiradentes, no bairro Santa Rita.

Adolescente se aglomeram em quadra de esportes para receberem vacinas contra várias doenças