Fernando França

As constantes paralisações que vem ocorrendo na vacinação de idosos por falta de doses de vacina contra a Covid19 vem chamando a atenção do ministério público do Amapá, que recomendou na noite dessa quinta-feira, 22, que a prefeitura de Macapá, através da secretaria de vigilância em saúde e da coordenação de imunização priorize a segunda dose da vacina para idosos nas faixa de 65/69 anos.

Em reunião virtual, os promotores de defesa da saúde, Wueber Penafort e Fábia Nilci, cobraram explicações sobre a suspensão da vacinação dos idosos que pegou todo mundo de surpresa no fim da manhã dessa quinta-feira. Segundo a sub-secretária de imunização, Nayma Picanço, muitos idosos de outros municípios vem para Macapá para se vacinarem.

No entanto, em nota a imprensa, o MP realçou já ter sido informado pelo Ministério da Saúde “que o quantitativo da segunda dose da vacina coronavac para conclusão do esquema vacinal dos idosos na faixa etária 65/69” anos de idade. Porém, com nova suspensão na vacinação, centenas de idosos deixaram de ser vacinados.

“É fundamental a conclusão do ciclo vacinal dessas pessoas, que somente se conclui com a segunda dose da vacina. Outro ponto importante, é que a coordenação municipal de vacinação siga com atenção o informe técnico do Ministério da Saúde que acompanha as doses que serão distribuídas nesta semana “, frisou a promotora de Justiça Fábia Nilci. O MP pede que a vacinação em Macapá siga “estritamente todas as orientações do informe técnico semanal do Ministério da Saúde, abstendo-se de ampliar para grupos prioritários, em que ainda não foram contemplados pelo Plano de Operacionalização da vacinação contra a covid-19”.

Por outro lado, o vereador Dudu Tavares protocolou documento junto a prefeitura pedindo explicação sobre a suspensão e por não ter separado as doses necessárias para garantir a segunda aplicação dos idosos. “Estou bastante preocupado, pois constantemente o Mistério da Saúde tem reforçado a importância de completar o e esquema vacinal para eficácia da proteção contra a covid19”, disse o vereador.

Ministério Público disse ter sido informado que prefeitura já recebeu doses suficientes para concluir vacinação de idosos de 65/69 anos.