Obra contempla 141 microempreendedores e incluiu a construção de “rua” fechada e segura para feirantes que vendiam na São José

Contagem regressiva para a inauguração do Shopping Popular de Macapá no próximo sábado, dia 15, às 9h da manhã.

A obra, executada pela secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob) da prefeitura de Macapá, foi construída com recursos liberados pelo senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), no valor de R$ 3.982.125,27.

ESTRUTURA

O prédio tem 2 andares. No térreo, ficam 114 unidades comerciais, sendo 20 unidades externas, dois quiosques da própria prefeitura, duas áreas de serviço e plataforma de acessibilidade. No andar superior, fica a praça da alimentação, com sete lojas e 16 banheiros (8 masculinos, 7 femininos e 1 para pessoa com deficiência). O prédio traz dois murais assinados pelos artista plástico Jeriel Luz, reforçando o caráter cultural do centro histórico.

Serão 20 “boxes” externos vendendo caranguejo, camarão, temperos, hortaliças e frutas. Eles estarão na nova “rua”, fechada e segura, para feirantes que vendiam na São José.

O prédio tem 2 andares. No térreo, ficam 114 unidades comerciais, sendo 20 unidades externas, dois quiosques da própria prefeitura, duas áreas de serviço e plataforma de acessibilidade.

PROJETO

David Crove, arquiteto da obra, explica que o projeto foi concebido com a preocupação de dialogar com o centro histórico e, ao mesmo tempo, ordenar o comércio ambulante ali praticado.

“O projeto do Shopping Popular buscou atender à legislação federal vigente do IPHAN, que preconiza a altura máxima de 8 metros para edificações no entorno da Fortaleza de São José, que é tombada. Além disso, mantivemos a preocupação de dar continuidade à cultura da venda de frutas, camarão e caranguejo ao ar livre, com a construção dessa “rua”, onde ficarão os 20 feirantes que vendiam na São José” – explica David.

DE CAPINHA DE CELULAR A SEMIJOIAS

As outras lojas vão oferecer acessórios de todos os tipos, como era antes comercializado na Avenida Antônio Coelho de Carvalho. De capinha de celular a semijoias. E bolsas, mochilas, camisetas e shorts. Ao todo, 141 microempreendedores foram beneficiados com a construção do shopping. A expectativa é de que a obra possa aquecer a economia local no período pós-pandemia.

“A população ganha mais uma opção de compra. É mais uma obra que gerou empregos enquanto foi construída e, agora, vai gerar outros empregos com a inauguração. Esse é o compromisso que tenho com os amapaenses: trazer recursos para obras importantes que melhorem a qualidade de vida e gerem emprego e renda para todos”, disse o senador Davi Alcolumbre.

A obra, executada pela secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob) da prefeitura de Macapá, foi construída com recursos liberados pelo senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), no valor de R$ 3.982.125,27.