Comboio com máquinas chamou atenção dos amapaenses com vídeos e fotos nas redes sociais

Pequenos vídeos e fotos enviados neste domingo (30) movimentaram as redes sociais dos amapaenses. Todos registrando a chegada do comboio com máquinas do Exército, para o início das obras de asfaltamento da BR 156, trecho sul, que liga Macapá a Laranjal do Jari.

O amapaense precisou registrar o momento histórico da chegada dos maquinários da chamada Operação Matapi, como foi batizada a mobilização para a obra de asfaltamento da BR-156, a rodovia federal mais antiga em construção no país.

Davi recebeu a confirmação do Exército

A confirmação de que o Exército Brasileiro assumiria a construção da estrada veio na segunda quinzena de maio, após reunião do senador e ex-presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (Democraras-AP), com o novo comandante da corporação, o general Paulo Sérgio Oliveira.

Alcolumbre explica que “mais do que que um sonho, essa obra é uma necessidade que se impõe há décadas” e isso o levou a despachar o assunto com o novo comandante do Exército, general Paulo Sérgio, tão logo ele assumiu o cargo.

“O general é um grande conhecedor dos problemas da região Norte, em função de posições ocupadas em nossa terra como, por exemplo, a de chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia e por ter sido também o comandante do Comando Militar do Norte, em Belém”.

Davi disse que, para os nortistas, o Exército brasileiro sempre foi um vetor de segurança, desenvolvimento e assistência às populações.

“Por isto eu vinha tratando já há algum tempo sobre a possibilidade de termos homens e máquinas do Exército trabalhando nas obras da BR-156 no trecho sul – Macapá/Laranjal do Jari. Ter a presença do Exército nos próximos meses tocando a obra, com canteiro montado, significa um grande
avanço para todos nós”, comemorou o senador.

Articulação

O ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, destacou a articulação da bancada federal em favor da obra.

“O primeiro comboio do 8º BEC do Exército já está no Amapá para assumir o lote de pavimentação na BR-156/Sul. O projeto está em fase final e mobilização antecipada para entrarmos fortes no período da seca. Mérito da bancada federal, que tem sido uma parceira importante no governo Jair Messias Bolsonaro na realização dessa obra”, assinalou.

A BR 156 é uma das obras mais antigas de construção de rodovias federais em andamento no Brasil e passou a ser um compromisso do novo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Oliveira, transmitido ao senador Davi tão logo o general assumiu o cargo máximo da corporação.

Para Davi, a decisão do general Paulo Sérgio demonstra a sua condição de liderança e compromisso com a região.

61 quilômetros de pavimentação

De acordo com o Exército, serão pavimentados 61 quilômetros, no trecho que sai do KM 21 até as proximidades do Rio Vila Nova, e está na responsabilidade do 8º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção), sediado em Santarém (PA). A previsão é iniciar as atividades no dia 14 de junho.

Prioridade

Diretor de Obras do Exército, o general Marcelo Guedon disse que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o Exército brasileiro irão trabalhar juntos nas obras de bueiros, terraplenagem e pavimentação inicialmente no lote 4.

“Dar continuidade ao projeto é prioridade para nós “, disse o general.

Davi também tratou com o Dnit

Em paralelo à articulação que garantiu a presença do Exército na BR 156, o senador Davi trabalhou junto ao Dnit, autarquia subordinada ao ministério da Infraestrutura, para obter os recursos tanto capazes de manter o trecho da BR no trecho norte, quanto a sua execução no trecho sul.

“O DNIT autorizou a mobilização e instalação do canteiro das equipes do Exército Brasileiro para as obras de implantação e pavimentação da BR-156/AP em trabalho articulado com o ministério da Infraestrutura e o Legislativo, explicou Santos Filho, diretor-geral do Dnit.

“Davi tem sido um parceiro importante do Executivo para garantir que o Legislativo libere recursos para as obras da BR 156, não apenas para a manutenção, mas também para dar continuidade a construção do lote 4, com a presença do Exército. O ministério da Infraestrutura conta com o senso de urgência para o avanço da construção”, afirmou o secretário executivo do ministério, Marcelo Sampaio.