A denúncia foi publicada esta semana na revista de circulação nacional Crusoé. Conforme foi noticiado, o amapaense Silvio Assis – que mora e age nos bastidores da política em Brasília como lobista – teria oferecido ao deputado Luis Miranda (DEM-DF) uma propina milionária para não atrapalhar a compra da vacina indiana Covaxin, que seria adquirida pelo governo federal.

Silvio Assis teria oferecido propina milionária para Luis Miranda, segundo informou a imprensa nacional.

O lobista, que deixou de morar no Amapá após ter quase sido assassinado por seus desafetos, teria oferecido ao parlamentar U$ 0,6 (centavos de dólar) por cada dose de vacina adquirida, segundo também noticiou o site UOL Notícias. A intenção de Assis, segundo Luis Miranda, era calar qualquer denúncia que pudesse atrapalhar o negócio.

O caso veio a tona após Miranda ter feito várias denúncias de supostas irregularidades na compra da vacina indiana. Ainda segundo Miranda, o lobista Silvio Assis teria lhe convidado para uma reunião no dia 31 de março – 11 dias depois de Miranda ter se encontrado com o presidente Jair Bolsonaro para denunciar a pressão sofrida pelo seu irmão, Luis Ricardo Miranda, ex-diretor de importação do Ministério da Saúde, para agilizar a importação da Covaxin.

O UOL Notícias reproduziu a reportagem da revista Crusoé. E de acordo com a notícia, Silvio Assis tentou convencer o parlamentar “a fazer com que o irmão facilitasse a negociação. De acordo com a Crusoé, foi aí que a primeira oferta de uma eventual recompensa surgiu —e, apesar de os valores não terem sido discutidos, Assis teria sinalizado que a reeleição de deputado estaria garantida. Miranda saiu da casa do empresário sem que a conversa avançasse”.

Ainda segundo a matéria do UOL, “em maio, uma nova reunião aconteceu na mansão de Silvio de Assis, desta vez com a presença de Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados. Novamente, Assis tentou trazer os irmãos Miranda para o seu lado e, parecendo falar em nome da Precisa Medicamentos, o lobista prometeu uma participação ao deputado: 6 centavos de dólar a cada dose da vacina que seria vendida à Saúde”.

A reportagem do UOL, informa ainda que “Segundo a Crusoé, Miranda poderia ganhar 1,2 milhão de dólares (R$ 6 milhões), caso a venda das 20 milhões de dose da Covaxin fosse concretizada. A revista diz que teve acesso às conversas do parlamentar com interlocutores, onde relatou ter dado uma resposta negativa a Assis.”

EM TEMPO
O lobista Silvio Assis é irmão de Silas Assis, proprietário do jornal amapaense A Gazeta. No final da década de 1990, o lobista Silvio Assis, que já atuava no Amapá no ramo da comunicação, também foi envolvido num esquema milionário de corrupção junto ao Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP). O caso foi descoberto após uma ampla investigação da CPI do Narcotráfico, que investigou o tráfico de drogas Brasil.
Em meados da mesma década de 1990, Silvio Assis foi quase assassinado com um tiro que lhe atingiu a nuca. O fato ocorreu nas proximidades da Praça Zagury, no centro de Macapá, até hoje não se sabe que teria feito os disparos ou se havia algum mandante. No fim dessa década, Silvio Assis se mudou para Brasília, onde age até hoje como lobista.
Lobista se caracteriza como uma atividade de exercer pressão sobre algum poder da esfera política para influenciar na tomada de decisões do poder público em prol de alguma causa ou apoio, geralmente de forma ilegal. A palavra lobby tem sua origem inglesa, que significa salão, hall ou corredor, ou seja, lobista é aquele atua nos corredores.