Projeto é revitalizar toda a orla de Macapá, que é a única capital banhada pelo Rio Amazonas
Uma solenidade no Palácio Setentrião nesta terça-feira (27) marcou a cessão da gestão do Trapiche Eliezer Levy do governo do Estado à prefeitura de Macapá, bem como a destinação de R$ 4,3 milhões em recursos disponibilizados pelo senador Davi Alcolumbre para revitalização e ampliação da infraestrutura do trapiche e implantação de equipamentos para melhorar a exploração da vocação turística na região da orla da capital.
“Esse ato consolida e ilustra a sempre boa parceria, que deve existir entre o governo do Estado e as prefeituras, neste caso a prefeitura de Macapá, representada aqui pelo prefeito Furlan, e o senador Davi Alcolumbre, que é autor, inclusive, dos recursos disponibilizados à prefeitura para mais uma obra. A decisão tomada em relação ao trapiche Eliezer Levy foi de comum acordo: o Estado vai fazer a cessão por 20 anos para a prefeitura de Macapá, e ela deverá aplicar, hoje sob a liderança do prefeito Furlan, os recursos disponibilizados pelo senador Davi, potencializando ainda as condições de desenvolvimento do turismo em Macapá”, disse o governador Waldez Góes.
Para Davi, o trapiche vai dar uma nova cara à orla de Macapá
“O prefeito Furlan está entusiasmado com o projeto “Orla Viva, Cidade Viva”, que é um projeto da prefeitura de Macapá para fomentar o empreendedorismo na nossa orla. A própria Praça Jaci Barata Jucá, que vai ser uma praça muito moderna, com certeza vai ser mais um ponto turístico. E o trapiche Eliezer Levy, naquela região da cidade, na esquina da Fortaleza de São José de Macapá, em frente ao majestoso Rio Amazonas, sem dúvida nenhuma vai ser um vetor de desenvolvimento do turismo e do empreendedorismo na nossa orla”, defendeu Davi, que destinou recursos no valor de R$ 4,3 milhões para as obras do local.
Ponto turístico desde a década de 40
O Trapiche Eliezer Levy ou Píer Rio Amazonas é um ponto turístico inaugurado ainda na década de 1940.
Da inauguração para cá, passou por muitas reformas, e chegou a ser reconstruído em concreto armado. Em 2015, porém, o trapiche foi fechado para reforma. Chegou a ser reaberto em 2018, mas logo foi novamente interditado.
Vetor de desenvolvimento
Somente agora, com o documento jurídico de cessão do governo do Estado à prefeitura de Macapá é que as obras do trapiche serão retomadas para que Macapá possa reabrir, à comunidade, um de seus grandes atrativos turísticos.