Objetivo é aplicar o conteúdo financeiro através das disciplinas obrigatórias do currículo escolar para estudantes do Ensino Fundamental.

 

Buscando incentivar a prática de educação financeira desde a infância, o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), aderiu ao programa Aprender Valor. A iniciativa aborda a educação financeira de forma integrada às disciplinas obrigatórias da grade curricular das escolas públicas do Ensino Fundamental, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O objetivo do conteúdo financeiro é o de ensinar estudantes do Ensino Fundamental a lidar com finanças na vida adulta

O programa é uma iniciativa do Banco Central do Brasil em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), entre outros parceiros.
Para que chegue até às salas de aula, as escolas precisam aderir ao programa, depois, professores, gestores e técnicos serão capacitados através de formação específica, onde aperfeiçoarão seus conhecimentos sobre a metodologia de trabalho com projetos e sobre como implementar o tratamento de temas contemporâneos transversais – no caso, a Educação Financeira e a Educação para o Consumo.
Para a coordenadora do programa no Amapá – Dina Melo, tratar sobre Educação Financeira no contexto escolar é uma urgência social.
Como aderir e o passo a passo
Com a adesão do Governo do Estado, as escolas passam a ter acesso a ferramenta, desde que também adiram a iniciativa até o dia 31 de julho.
1. A escola deve acessar a plataforma aprendervalor.caeddigital.net utilizando o código INEP como usuário e senha (inserir essas informações na tela de login).
2. Na área logada, clique no card Organização e Planejamento, e depois em Cadastros. Clique no botão + para cadastrar um novo Diretor.
3. Após o cadastro, clique no nome da escola no canto superior direito e então em ‘Sair’.
4. O diretor cadastrado deve acessar a plataforma utilizando o seu CPF como usuário e senha.
5. Na área logada, clique no card Organização e Planejamento e depois em Adesão. Clique no botão +.
6. Confirme a adesão de sua escola e salve.
7. Pronto, sua escola aderiu ao programa Aprenda Valor.

(Com informações de Secom/GEA)