Fernando França

Na manhã dessa sexta-feira, 16, moradores do Infraero I, na zona norte da cidade, protestaram contra o fim da Unidade Básica de Saúde do bairro. O protesto ocorreu em frente ao prédio da UBS e moradores estão coletando assinaturas em um abaixo assinado que será encaminhado ao prefeito de Macapá, o médico Antônio Furlan.

Prédio onde funcionou até essa quarta-feira, 15, a UBS do bairro

Segundo informações de servidores da UBS – que atua com o programa Saúde da Família e consultas médicas – a atual gestão municipal determinou a transferência dos serviços oferecidos porque o pagamento do aluguel do prédio onde se localiza a UBS estaria atrasado e o proprietário teria pedido a reintegração de posse na Justiça.

A transferência, ainda conforme depoimentos, será feita para a UBS localizada no Bairro Amazonas, na BR 210, também na zona norte, distante quase dez quilômetros do local. Os protesto partiram tantos dos moradores quanto dos próprios servidores.

“Eles não deram opção de encontrar um local dentro do bairro (para funcionamento da UBS). Avisaram de supetão, chegaram dizendo pra arrumar as coisas porque vão ser transferidos para outro local. Tipo assim, eu não paguei o aluguel da minha casa e o dono tá despejando a gente porque a gente não pagou o aluguel”, disse um servidor da UBS, de pré-nome Naldo.

Servidor da UBS disse que foram surpreendidos com a notícia da transferência da UBS para outro bairro distante.

“Que façam a mudança porque essa prédio aqui está na justiça, porém existe outros lugares dentro do bairro (para funcionamento da UBS) para dar suporte para os moradores daqui, completou o servidor.

“Ontem nos fomos comunicados que os serviços da daqui seriam transferidos para o a UBS do Bairro Amazonas e nós não podemos concordar com essa situação, nós enquanto moradores, porque esse programa estratégia da saúde da família é muito atuante aqui no bairro, eles marcam consultas, fazem visitas nas casas e não é justo o que estão fazendo”, reclamou a moradora Zenilda Vilhena.

Zenilda Vilhena, moradora do Infraero I: “Não é justo o que estão fazendo”.

“Chegaram aqui na quinta-feira (ontem, dia 15) e disseram que tínhamos até sábado pra sair daqui. Então hoje nós vamos fazer a mudança, o que é um absurdo, porque é distante do bairro. A distância é muito longe para o pessoal daqui”, disse outra servidora da UBS.

A UBS do Infraero I existe a quase 20 anos atendendo a moradores, inclusive, de outros bairros adjacentes. O Unidade de Saúde atua principalmente com o programa Saúde da Família, sistema de visita de acompanhamento de saúde de moradores com alguma comorbidades e principalmente idosos. A reportagem do Aqui Amapá tentou falar com assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, mas até o fechamento da matéria não foi atendida.