Nesta terça-feira, 17 de agosto, as instalações da subestação Macapá, operada pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), recebe um dos dois transformadores novos que foram adquiridos pela companhia. A locomoção do transformador, fabricado pela ABB e que pesa cerca de 200 toneladas, envolveu uma grande ação de logística coordenada por rodovia – sempre em horários que não afetavam o trânsito – movimentação pelo Porto de Belém e travessia por balsa até Macapá.
Atualmente, a subestação Macapá da LMTE opera com quatro transformadores sendo que dois deles são usados como backup. No contrato de concessão está previsto apenas um equipamento reserva. A decisão de implementar um adicional, em coordenação com os órgãos de planejamento e controle do setor, busca aumentar a segurança operativa na região.
Com objetivo de manter a excelência operacional, a LMTE não mede esforços para aprimorar suas instalações. O contínuo investimento da companhia visa qualificar ainda mais a operação das linhas de transmissão e da subestação. Vale ressaltar que o suprimento de energia ao estado do Amapá depende do adequado planejamento sistêmico, bem como do funcionamento da geração e distribuição de energia, cabendo à LMTE apenas o transporte de uma parte da demanda da distribuidora local, que também tem uma conexão direta com a geradora de Coaracy Nunes.