Por Fernando França

O programa Mais Visão completou no último sábado, 4, um ano e atividades no Amapá, período em que atendeu mais 178 mil atendimentos oftalmológicos, alcançando cerca de 40 mil amapaenses com cirurgias de catarata, pterígio e catarata congênita.

Um almoço de solenidade no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samaraté (Capuchinhos), em Macapá, marcou a data. Na ocasião, o governador Waldez Góes assinou o novo termo de fomento garantir a continuidade do programa no Amapá.

Assinatura do termo de continuidade do Programa Mais Visão ocorreu durante evento de comemoração de um ano de atividades no Amapá.

O termo ainda prevê a inclusão da cirurgia de glaucoma entre os 19 procedimentos oftalmológicos que já são ofertados pelo Mais Visão, como cirurgias de catarata, pterígio, vitrectomia e YAG laser.

Presente no evento representando o senador Davi, o suplente Josiel Alcolumbre disse que esse é um sucesso de um programa feito por várias mãos. “Se não fosse o governo federal dispor de recursos, se não os Capuxinhos receberem o programa, se não fosse o empenho do senador Davi em articular e viabilizar para que esses recursos chegassem na ponta, se não fosse o governador Waldez em ter vontade política em apoiar incondicionalmente o programa, se não a vontade de todos os envolvidos na execução do projeto, não teríamos mais de 40 mil pessoas enxergando novamente. Para mim, como cidadão amapaense, o Mais Visão é motivo de muito orgulho. Em um ano, já conseguiu devolver a visão para mais de 40 mil amapaenses, ninguém faz nada sozinho, esse programa é fruto de muitas mãos”, disse Josiel.

Para Josiel Alcolumbre, o sucesso do Programa Mais Visão é resultado de esforços de várias frentes.

Para o governador Waldez Góes, o esforço de todos os envolvidos foi fundamental para garantir o funcionamento do programa, mesmo durante a pandemia – o que foi possível com planejamento, organização e compromisso. “Este programa se junta a tantos outros que funcionam no Amapá, que buscam atender aos que mais precisam, fazendo justiça e inclusão social. Hoje garantimos não só a continuação do Mais Visão, mas que todos que precisarem sejam atendidos. Enquanto faltar uma única pessoa, faremos a busca ativa para devolver a qualidade de vida a ela”, finalizou.