Após uma rápida investigação, a Polícia Federal, com o apoio do BOPE/COE – prendeu na última sexta-feira, 10, em Oiapoque (AP), dois homens acusados de serem os responsáveis pela viagem clandestina de um barco com mais de 20 passageiros para Caina (Guiana Francesa), e resultou em naufrágio vitimando 19 pessoas no último 28 de agosto.

Operação desarticulou quadrilha que levava pessoas ilegalmente para o exterior

A prisão fez parte da “Operação Tritão”, cujo objetivo foi o de desarticular uma organização criminosa que, segundo a PF, atuava na organização de viagens clandestinas para levar brasileiros ilegalmente para o exterior.

Os dois homens seriam os responsáveis por agenciar travessias clandestinas para Caiena, entre elas a fatídica viagem que terminou no naufrágio de uma embarcação no dia 28 de agosto, no Oceano Atlântico, na costa da Guiana Francesa. A embarcação saiu de Oiapoque daquele mesmo dia, rumo a Caiena.

O proprietário da embarcação também está sendo investigado. A PF suspeita que ele tenha conhecimento de todo o processo de migração ilegal de brasileiros para o exterior numa rota que passa pelo município de Oiapoque.

A investigação vem sendo feita com a ajuda do governo francês através do Centro de Cooperação Policial (CCP) – Brasil/França, e dos oficiais de ligação da Polícia Federal em Saint George e Caiena.

A investigação foi iniciadas após informações levadas à Polícia Federal por parentes de pessoas que estavam a bordo do barco que naufragou. Ainda de acordo com a informações da Polícia Federal, os responsáveis por aquela fatidica viagem teriam recebido cerca de R$ 25.000,00 pela travessia.

No total, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e outros três de busca e apreensão nas residências dos investigados.

Os acusados de estarem envolvidos no crime podem responder poderão responder por migração ilegal e atentado contra a segurança de transporte fluvial com naufrágio e mortes de pessoas. As penas para esses tipos de crime l podem chegar a 17 anos de reclusão.

Vale lembrar, que em 2021 a Polícia Federal deflagrou no Amapá seis operações policiais que tinham como alvo indivíduos que promovem migração ilegal: Operação Quinino (com três fases) e Operação Catraia (com duas fases) em Oiapoque/AP. Já em Macapá, houve a Operação Cruce.

*Tritão é um deus marinho da mitologia grega que é conhecido como o Rei dos Mares.