A obra oferece serviço para 60 trabalhadores formais e deve ficar pronta em janeiro. A expectativa é de que a obra seja concluída a tempo para a Festa de São Sebastião.
Os serviços de preparação para receber o asfalto conta com 60 trabalhadores formais. Ao todo, são 9 quilômetros de asfalto. O governador Waldez Góes, que também estava presente no evento, voltou a agradecer a fundamental parceria do senador Davi para a execução desta obra e de outras no estado.
Disse o governador: “O senador Davi tem sido um parceiro fundamental para todas as obras que visam ao desenvolvimento do Amapá”.

Festa centenária
A obra é considerada importante uma vez que, na comunidade do Carmo do Macacoari, ocorre a centenária Festa de São Sebastião, a chamada Festa do Macacoari, um dos grandes eventos religiosos e destacado no calendário cultural do Amapá.
Uma celebração pautada na devoção dos moradores ao santo e uma das maiores atrações do estado e com data marcada para acontecer em janeiro, com novenário, missa, atividades esportivas, procissão, corrida de cavalo e baile.

Plano rodoviário
A obra do ramal, estimada em R$ 11 milhões, integra o Plano Rodoviário Estadual e está sendo financiado com recursos liberados pelo Governo Federal, via BNDES, com o empenho inestimável do senador Davi Alcolumbre.

Vetor de desenvolvimento
Para o senador Davi: “Todos nós reconhecemos a importância dessa região, da tradição da Festa do Macacoari e o valor dessa importante comunidade. O ramal, a pavimentação, tudo será um vetor do desenvolvimento para o município de Itaubal, que já tem tantas riquezas e vocações, do ponto de vista do desenvolvimento econômico, das riquezas naturais e do turismo. Vai ter festa e vai ser linda”.
Carmo do Macacoari é uma pequena vila amazônica, fundada no final do século XIX, localizada às margens do rio Macacoari, no município de Itaubal do Piririm, no estado do Amapá, a 100 quilômetros da capital Macapá, é uma localidade carregada história, especialmente as relativas aos negros do Amapá e suas culturas.

História
Em 1958, no dia 21 de janeiro, foi registrado o que se conhece como a Tragédia do Macacoari, quando, um avião de pequeno porte, conhecido como Paulistinha, na viagem de volta do Macacoari para Macapá, caiu nas matas da localidade, deixando mortos todos os que estavam na aeronave.
O deputado federal Coaracy Nunes, seu suplente Hildemar Maia e o piloto da aeronave Hamilton Silva foram as vítimas daquele desastre. Faziam o retorno para Macapá depois de participar das festividades de São Sebastião, padroeiro da localidade.
A história registra que o motivo da queda do pequeno avião foi a cerração na área, fato que teria provocado a perda da visibilidade do piloto, tendo a aeronave se chocado com uma árvore de grande porte, seguido de explosão, tanto que os corpos ficaram carbonizados e foram trazidos para Macapá, para receber as últimas homenagens.

A vila histórica do Carmo do Macacoari, tem como sando padroeiro São Sebastião, com celebrações em janeiro e tendo como ápice no dia 20. Desde 1986, quando o ramal foi aberto e terraplanado, teve o asfaltamento prometido e que agora sai pela intervenção do senador Davi. (Fotos: Divulgação/ WattApp)