A data ressalta o verdadeiro sentido da Justiça e homenageia profissionais do Judiciário
No dia 8 de dezembro foi comemorado em todo o território nacional o Dia da Justiça, data que homenageia o Poder Judiciário e todos os profissionais que nele atuam para que a justiça seja feita com imparcialidade.
A data foi instituída pelo presidente Getúlio Vargas, estabelecida pelo Decreto de Lei n° 1408 de 1951, em 9 de agosto, que determina em seu artigo 1º: “Será feriado em todo o território nacional, para efeitos forenses, o dia 8 de dezembro, consagrado à Justiça”.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Desembargador Gilberto Pinheiro celebra a data com grande apreço.
“Eu quero parabenizar a todos os magistrados, membros do Ministério Público, também aos que atuam na área da Justiça. Expresso minha gratidão a Deus por estar no comando do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá pela terceira vez, pedindo a ele que nos dê sabedoria no momento de julgar”, reitera o presidente.
A comemoração homenageia profissionais nomeadamente Ministros, Desembargadores, Juízes, Promotores e Advogados. É celebrada desde 1940, em referência à imagem da santa Católica Imaculada Conceição, padroeira da Justiça e ligada ao seu sentido maior que é enxergar todos com espírito de justeza, benevolência e misericórdia divina.
O Poder Judiciário faz parte de um dos três Poderes instituídos do Estado Brasileiro, sendo responsável por julgar a correta aplicação das leis.