Josiel Alcolumbre
Jornalista
O senador Davi (DEM-AP) dedicou-se a servir aos amapaenses neste mandato de 8 anos no senado e, especialmente, nestes últimos quatro anos, quando teve oportunidade de colocar luzes sobre o que, sabia, a população do estado precisava.
O seu mandato mudou de patamar no Senado Federal, quando foi eleito e assumiu a presidência do Senado Federal e do Congresso Nacional, surpreendendo os “caciques” acostumados a um rodízio que prejudica os pequenos estados, pelos compromissos que assumem para serem eleitos.
Direcionou para a administração pública do Estado do Amapá, e de cada um dos prefeitos municipais, somas jamais vistas, criando oportunidade para que houvesse o desenvolvimento uniforme do Estado.
Todos lembram do final de 2019 quando, fazendo valer o seu prestígio político, frente à gestão dos interesses nacionais, foi aos ministérios e pediu um levantamento dos saldos orçamentários e direcionou esses saldos para planos, programas e projetos destinados ao desenvolvimento da infraestrutura do Amapá.
Esses resultados despertaram a ira de outros integrantes da alta administração da República e do próprio Congresso Nacional e do Senado, que o transformaram no principal alvo de ataque dos que se acharam prejudicados e que podiam influenciar na grande imprensa.
Alguns programas destinados ao Amapá foram prejudicados e travaram a remessa de dinheiro para as prefeituras e o Governo do Amapá. Mesmo assim, manteve a defesa dos interesses da população do Amapá e avançou para completar trabalhos iniciados, como é o programa Norte Conectado (iniciado na sexta-feira) e a transferência da propriedade das terras da União que estão dentro dos limites oficiais do Estado do Amapá.
O Amapá, mesmo nestes tempos de chuva, vive um momento diferente com serviços de infraestrutura e mobilidade sendo tocados, infraestrutura para o esporte e a educação trabalhados, aumento do número de leitos na saúde e, principalmente, a realidade em que se transformou o Hospital Universitário.
Davi trabalha para encerrar este mandato facilitando a compreensão da população com o seu mandato de senador, para, depois, entrar na luta pelo direito líquido e certo que tem de disputar o pleito de 2022.