Reestruturação vai ampliar em quase 100% o número de leitos para atender a população; entrega deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
O governador do Amapá, Waldez Góes, foi no sábado, dia 12/02, inspecionar obras de ampliação e reestruturação do Hospital de Emergência (HE) de Macapá, maior unidade com esse objetivo específico no estado.
A construção do novo bloco, com cerca de 2.000m², avança em ritmo acelerado e vai praticamente dobrar a capacidade de atendimento à população: serão instalados 86 novos leitos em 14 enfermarias, acrescidos aos 108 atuais. A entrega está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
“A reestruturação do HE, assim como o Hospital de Emergência de Santana (também em estágio avançado), faz parte das estratégias para reforçar a assistência em saúde à população. Ampliar a capacidade hospitalar é garantir a preservação de vidas”, reforçou o governador.
As obras do HE reforçam especialmente o setor de urgência e emergência. Estão inclusos no projeto a construção de blocos de serviços, ambulatório, farmácia, maternidade, atendimentos pediátricos, internação cirúrgica, internação clínica, ginecologia, obstetrícia, leitos de UTI adulto e neonatal, além da arborização e pavimentação do entorno.
São R$7 milhões investidos no HE, com emenda do senador Lucas Barreto, com 5% de contrapartida do Estado.
Obras deste porte, para serem executadas com agilidade e segurança, contam com tecnologia construtiva moderna e amplo planejamento, como explica o secretário de Infraestrutura (Seinf), Alcir Matos.
“São utilizadas tecnologias sustentáveis, tanto na estrutura externa quanto interna, projetadas especialmente para o conforto térmico e acústico. Todos os leitos estarão plenamente conectados à rede de gases medicinais além, claro, das instalações elétricas que vão garantir a segurança energética necessária para os aparelhos”, destacou o titular da Seinf.

Ampliação do Hospital de Emergência (HE) fortalece e resguarda o sistema de atendimento hospitalar no estado. (Foto: José Baia/Secom).