Josiel Alcolumbre – Jornalista

Estamos caminhando para o final de abril e ainda que tenha chuva para cair até, pelo menos, junho deste ano, e as ruas e avenidas da Capital, inclusive do centro, estão apresentando um cenário de ruas e avenidas destruídas, propícias para acabar com os veículos, particulares e públicos, de carga ou de passeio, que precisam usar o que, um dia, foi uma boa rua ou uma boa avenida.
A situação do sistema viário urbano de Macapá está um caos. Nenhum bairro está com as suas vias em condições de tráfego e ainda há desleixos no “tapa-buraco” que, sem qualquer explicação ou sinalização, não completa o serviço que inicia e deixa para trás buracos, verdadeiros acabadores dos baixos de um carro.
Nem mesmo os corredores de ônibus – regra básica para qualquer administrador municipal –, foram preservados e os usuários dos coletivos seguem reclamando. Agora, além dos pontos de parada que estão destruídos, também os ônibus que, rapidamente, se transformam em sucatas por serem obrigados a passar em vias sem qualquer condição.
Vias importantes, binários importantes estão necessitando, urgentemente, de um recapeamento, devido o estado avançado de uma destruição que não tem mais possibilidade de receber qualquer tipo de remendo ou reparo parcial.
Uma cidade assim, mostra que o desgoverno é muito mais forte que o governo, ou que a desatenção, o desinteresse e o desleixo se instalar muito cedo, ainda no segundo ano da gestão do prefeito que assumiu prometendo o que prometeu.
É a fotografia, não tem desculpa!