Davi, o secretário nacional da Defesa Civil e o governador do Estado foram ver de perto os problemas causados pela enchente e pela chuva.
Em uma força tarefa na busca por soluções para os efeitos das fortes chuvas no Amapá, o senador Davi Alcolumbre, líder do União Brasil, garantiu, na sexta-feira (22), que continuará a luta pela liberação de mais recursos federais para serem usados em benefício das famílias atingidas.
O parlamentar, juntamente com o governador Waldez Góes e o secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, estiveram no Vale do Jari quinta e sexta-feira (22) para ver de perto a situação das regiões atingidas pelas cheias do rio Jari.
“Quando fomos acionados pelos prefeitos de Vitória e Laranjal do Jari, pelo governador Waldez, imediatamente acionamos o Ministério da Defesa Civil e, por isso, estivemos nesses municípios. Posso garantir que, enquanto membro da bancada federal, a interlocução entre governos federal, estadual e prefeituras tem sido feita. E, o mais importante de tudo: temos obtido respostas efetivas para esse desastre”, disse Davi Alcolumbre.
Em Laranjal do Jari, na companhia do governador Waldez e do prefeito Márcio Serrão, Davi pode anunciar a expectativa de liberação, já ontem, segunda-feira (25), de recursos federais para ajudar as quatro mil famílias atingidas pelas enchentes.
Neste primeiro momento, segundo Alexandre Lucas, os valores transferidos serão para garantir mantimentos e abrigo para as famílias. Em um segundo momento, haverá liberação para a restruturação das áreas atingidas.
“Agradeço profundamente o apoio da bancada federal, liderada pelo senador Davi, pelo sempre apoio nessas situações”, afirmou o governador do Amapá durante a visita.
Na manhã de sexta-feira (22), o senador, o governador e o secretário nacional também estiveram em Vitória do Jari, outro município atingido pelas cheias do rio. A princípio, serão liberadas 2,6 mil cestas básicas para assistir as pessoas, fora os recursos federais a serem transferidos para auxiliar na recuperação dos bens perdidos.
“Estamos trabalhando fortemente pela diminuição dos impactos na vida das pessoas. Sabemos do sofrimento das famílias, que essa situação muda a vida de todo mundo.
O comércio paralisa, os empreendedores começam a passar dificuldades para subsistirem, mas, com o apoio dos governos estadual e federal, estamos garantindo a segurança alimentar e recursos federais também serão liberados para Vitória do Jari”, ressaltou Davi ao lado do prefeito Ary Duarte.
Ao deixar o Vale do Jari, na tarde desta sexta-feira, o senador Davi Alcolumbre seguiu, junto com o governador Waldez e o secretário nacional da Defesa Civil para a Prefeitura de Macapá. A reunião, com os prefeitos Dr. Furlan (Macapá) e Bala Rocha (Santana), foi para encontrar soluções e estratégias para enfrentar os alagamentos ocorridos pelas fortes chuvas nos dois municípios.
“Estamos unidos. Disso não há a menor dúvida. Governos federal, estadual, bancada federal, prefeituras, todos estamos empenhados em achar soluções e amenizar o sofrimento dessas pessoas. Essa é nossa principal missão neste momento”, frisou Davi Alcolumbre.