Provas objetivas irão ocorrer em datas diferentes, 17 e 24 de julho, para dar mais oportunidade aos concorrentes.
O governador Waldez Góes lançou, na quinta-feira, 28/04, os editais para concurso público dos setores da Segurança Pública e Defesa Civil e Social, para soldado do Corpo de Bombeiro Militar do Amapá (CBM/AP) e da Polícia Militar. Os concursos atendem ao planejamento do Programa Estado Forte Povo Seguro, do Governo do Estado.
A remuneração inicial é de R$ 5.313,18, mais auxílio fardamento anual de R$ 1.600,00, além do auxílio alimentação de R$ 500,00 dado a todas as categorias este ano. As inscrições acontecem no período de 9 de maio a 10 de junho, para o CBM e 2 de maio a 3 de junho para a PM. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 reais, preservando o valor de concursos há 5 anos.
Os concursos possuem validade de 2 anos podendo ser renovada por mais 2 anos, por isto, há a formação de cadastro reserva de 2.500 vagas para a Polícia Militar, e 1.500 vagas para o Corpo de Bombeiros.
Contudo, o planejamento do Governo do Estado é iniciar a primeira turma do Curso de Formação de soldado da PM com 600 convocados aptos, e do Curso de Formação de soldado do CBM com 220 aptos.
A realização das provas objetivas está prevista para os dias 17 (PM) e 24 de julho (CBM), com 60 questões de múltipla escolha cada uma, e ambas com duração de 4 horas, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Durante o lançamento o governador ressaltou que as datas diferentes oportunizam mais chances aos concorrentes e concurseiros. Outra medida para ampliar as oportunidades de participação nos certames, é a Lei Complementar Nº0139, sancionada pelo governador no mês de abril, que altera escolaridade, idade e altura mínima para ingresso nas corporações.
Agora, para estar apto, o concorrente necessita, no ato da matrícula, ter ensino médio completo ou estar cursando (antes, exigia-se nível superior) e ter a idade mínima de 18 anos, comprovado no ato da matrícula, e possuir idade máxima de 30 anos no ato da inscrição do concurso.
Já a altura mínima exigida, agora é de 155 cm, para mulheres, e 160 cm para os homens, em ambos os certames.
Os concursos serão realizados em seis fases: exame de conhecimento; análise documental; avaliação física; avaliação psicológica; avaliação de saúde; e investigação social.
Os aprovados nos concursos terão formação superior de tecnólogo na área de segurança pública e defesa civil e social.