Os partidos já lançaram 6 (seis) candidatos ao cargo de Governador do Amapá.

Depois de 28 anos alternando no Governo do Amapá, Waldez Góes e Capiberibe vão abrir espaço para um nome novo. Até agora seis pré-candidatos foram indicados por seis partidos: SOLIDARIEDADE, PSB, PSD, REDE, PSTU e PRTB.
Para juntar-se com os 6 partidos que apontaram seus pré-candidatos ao Governo do Amapá, estão sendo esperados 20 outros partidos, entre eles o partido presidido pelo atual Governador, o PDT; o partido presidido pelo atual senador Davi Alcolumbre, o presidido pela deputada federal Aline Gurgel, o REPUBLICANOS; o presidido pelo deputado federal André Abdon, o PP; o presidido pelo ex-prefeito de Santana, Antônio Nogueira, o PT e os demais regularmente registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.
Os pré-candidatos definidos pelos seus respectivos partidos são os seguintes:
CLÉCIO LUÍS, filiado ao SOLIDARIEDADE, foi prefeito de Macapá por dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020, está com 49 anos, professor, formado em Geografia, e vereador pelo município de Macapá. A pré-candidatura foi lançada no dia do aniversário da cidade de Macapá, em 19 de março;
PIEDADE VIDEIRA, filiada ao PSB, e pela primeira vez candidata a um cargo eletivo. Tem, também, 49 anos é mestra e doutora em Educação Brasileira e professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, de onde está se licenciando para a disputa do cargo.
JAIME NUNES, filiado ao PSD. É vice-governador do Estado. Foi eleito em 2018, na chapa do governador Waldez Góes, com quem não se afinou administrativamente. Pela primeira vez vai testar o seu potencial eleitoral aos 62 anos. É empresário do comércio, da comunicação, do transporte de mercadoria e de logística. A sua pré-candidatura foi lançada em 29 de abril.
LUCAS ABRAÃO, filiado à REDE, com 29 anos, é pastor desde 2015. A sua pré-candidatura foi lançada em 22 de fevereiro. É suplente de deputado federal.
JEAN FRANCO, filiado ao PSTU, com 48 anos de idade, professor de Geografia há 20 anos. Foi candidato ao governo do Amapá em 2018 e a prefeito de Macapá em 2020, a pré-candidatura foi lançada em 29 de fevereiro.
GESIEL OLIVEIRA, filiado ao PRTB, com 44 anos de idade, é pastor evangélico, nunca disputou um cargo eletivo, é Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Amapá, professor de teologia, direito penal e processo penal. Sua pré-candidatura ao Governo do Amapá foi lançada em 26 de março.

Depois de 28 anos o Palácio do Setentrião vai ser ocupado por um governador sem sobrenome Góes ou Capiberibe. (Foto: Arquivo/JAA).