Os moradores dos municípios vizinhos também serão atendidos. Previsão superar a marca de mais de mil intervenções durante o mês de junho.
O Governo do Amapá iniciou esta semana, as cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida) do programa ‘Mais Visão’ no município de Tartarugalzinho, no norte do estado.
A previsão é que, diariamente, sejam realizados entre 70 e 80 procedimentos, chegando a mais de mil intervenções durante o mês de junho. Também serão atendidos na cidade pacientes que participaram das triagens nos municípios de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes e Pracuúba.
O programa montou uma estrutura com duas salas para cirurgias, uma para cada procedimento. Também há salas de exames, consultas pré e pós-operatórias, garantindo a qualidade da assistência aos pacientes.
Tartarugalzinho é o quarto município a realizar cirurgias do Mais Visão, que já passou também por Oiapoque e Laranjal do Jari, além de Macapá, onde mantém uma unidade fixa de atendimento para casos de maior complexidade.
Como agendar?
Pacientes interessados em agendar avaliação no município de Tartarugalzinho podem enviar a solicitação através do WhatsApp para o número (96) 98403-0143.
Nos casos de catarata, é preciso enviar fotos dos documentos de identificação, CPF, cartão do SUS e laudo do médico oftalmologista comprovando a doença. Caso o paciente seja maior de 50 anos o laudo não é necessário.
Para pterígio, é obrigatório o envio do laudo para todas as faixas etárias, entretanto, serão aceitos laudos expedidos por médicos de qualquer especialidade. A equipe deverá entrar em contato informando a data do agendamento em até 24 horas.
Caso seja detectado que o paciente precise passar por outros procedimentos, além de catarata e pterígio, ele será encaminhado para a unidade dos Capuchinhos, em Macapá, que é a responsável pelo tratamento de outras doenças da retina que exigem maior complexidade.
Mais Visão
O programa é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e conta com recursos destinados pelo Governo do Amapá e pelo senador Davi Alcolumbre.
Iniciado em setembro de 2020, o Mais Visão já realizou mais de 361 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e atendimentos e acompanhamento pós-cirúrgico.