A blitz teve a coordenação do Conselho Tutelar da Zona Sul em parceria com vários órgãos que trabalham com a rede de proteção de crianças e adolescentes.
O Tribunal de Justiça do Amapá participou, da blitz do Conselho Tutelar que chamou atenção para o envolvimento de todos no combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada no Parque do Forte, no centro da cidade.
A data nacional da campanha é determinada pela Lei n°. 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.
O TJAP, por meio do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá, Área de Políticas Públicas, orientou as pessoas a não se calarem frente a essa violação do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Também informou acerca de toda a rede de proteção, criada para acolher crianças e adolescentes que se tornaram vítimas dessa violência.
Para Célia Coutinho, serventuária, é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, como preconizado no art. 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Durante a abordagem, os coordenadores da ação e voluntários prestaram esclarecimentos aos condutores dos veículos de passeio, adesivaram inúmeros carros com o logotipo da campanha e o número de denúncia disque 100. Além disso, 200 flores de papel foram inseridas na grama do Parque do Forte – elas representavam cada criança e adolescente vítima de abuso e exploração sexual.
A coordenadora da ação e presidente do Conselho Tutelar Zona Zul, conselheira Huelam Medeiros, disse que além da blitz a campanha continuará nas escolas, com a capacitação de professores.

A campanha maio amarelo é coordenada pelo Conselho Tutelar, Zona Sul, e além do Tjap conta com outras instituições que estão disposta a cooperar. (Foto: Roberta Yared/Ass.Com./Tjap).