Os recursos, no montante de R$ 4,3 milhões, foram assegurados pelo senador Davi Alcolumbre (AP), líder do União Brasil.
Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a obra do Trapiche Eliézer Levy, na sexta-feira, 10/06, na prefeitura de Macapá, o senador Davi Alcolumbre (AP), líder do União Brasil, disse que a obra será primordial para promover o lazer, impulsionar o turismo e gerar emprego e renda para a população.
Aguardada há anos pelos amapaenses, a reforma só será possível graças aos recursos destinados por Davi, no valor de R$ 4,3 milhões. A área onde encontra-se o trapiche foi cedida pelo governo do Amapá por 20 anos e a reforma será conduzida pela prefeitura
“Esse era um momento muito aguardado por todos nós porque sabemos da importância do trapiche para o turismo de Macapá. Sem dúvida nenhuma será um vetor de desenvolvimento econômico, do lazer e do empreendedorismo. Estou muito feliz por fazer parte desta história e por ter contribuído com os recursos das minhas emendas para a revitalização de um local tão importante para a orla da nossa capital”, disse o líder do União Brasil.
O evento contou com a presença do governador Waldez Góes, do prefeito Furlan, e de outras importantes lideranças políticas do estado.
O governador Waldez reconheceu a união de esforços para a reestruturação do trapiche. “Essa é uma obra que vai requalificar a orla de Macapá como um dos instrumentos de desenvolvimento socioeconômico do nosso estado”.
O prefeito Dr. Furlan afirmou que a capital tem potencial de, em quatro anos, ter a orla mais bonita do Brasil. “Até porque nós já temos o rio mais bonito do Brasil”, frisou.
Inaugurado na década de 1940, o Trapiche Eliézer Levy, que fica na esquina da Fortaleza de São José de Macapá, em frente ao rio Amazonas, é um importante ponto turístico da capital, mas está fechado para reforma desde 2015. Chegou a ser reaberto em 2018, mas logo depois precisou ser interditado novamente.
Somente após o documento jurídico de cessão do governo do Estado à prefeitura de Macapá é que as obras do trapiche poderiam ser retomadas para que Macapá reabra, à comunidade, um de seus grandes atrativos turísticos.
Com a assinatura da ordem de serviço, a expectativa é de que a obra seja iniciada pela prefeitura de Macapá nas próximas semanas.
O Trapiche Eliézer Levy tinha como grande atrativo um bondinho elétrico, além de restaurante, quiosques com venda de artesanatos. Com a reforma, graças aos recursos adquiridos pelo senador Davi, haverá uma ampliação e modernização dos ambientes, com deck para eventos regionais de economia criativa, iluminação de LED, píer para atracação de pequenas embarcações e revitalização do restaurante.