Local será o maior centro de atendimento a mulheres vítimas de violência do Amapá

Em uma semana cheia de compromissos políticos no Amapá, o senador Davi Alcolumbre (AP), líder do União Brasil, participou, nesta segunda-feira (27), da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início da construção da Casa da Mulher Brasileira, o maior centro de acolhimento a mulheres vítimas da violência no estado. O evento ocorreu no Palácio Setentrião, em Macapá, e reuniu o governador Waldez Góes, além de outras lideranças políticas regionais. O início das obras só será possível graças aos recursos, no valor de R$ 5,5 milhões, destinados pelo senador, em parceria com a deputada federal Aline Gurgel (Republicanos), via emendas parlamentares.

“Essa é uma grande luta e conquista para as mulheres do nosso estado, um projeto que eu não poderia deixar de investir. Infelizmente, esse tipo de crime ainda é comum no Brasil, no nosso estado e precisamos unir forças para combater a violência e dar acolhimento para cada uma das vítimas”, destacou Alcolumbre. Dados da Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher (DCCM) mostram que, entre 2016 e 2019, foram registrados mais de 25 mil boletins de ocorrência, expedidas mais de 5,3 mil medidas protetivas e ocorreram 50 tentativas de feminicídio no Amapá.

O Centro da Mulher Brasileira prestará atendimento humanizado todos os dias, 24 horas, às mulheres vítimas de violência no Amapá. O valor destinado pelas emendas de Alcolumbre e Aline já foi empenhado e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINF) já entregou o projeto para a Caixa Econômica Federal. “A expectativa é de que as obras comecem logo. A Casa da Mulher Brasileira é um marco na luta pela proteção das mulheres no Amapá e, agora, está cada dia mais perto de se tornar realidade”, afirmou o senador.

Aline Gurgel reconheceu a participação e o empenho de Alcolumbre para a concretização deste projeto e acrescentou que a união de esforços é a grande diferença na luta por qualquer causa social, como a de combate a esse tipo de crime. “A violência doméstica é sorrateira, ela acontece entre quatro paredes. Não é uma violência que todo mundo vê; é silenciosa. As crianças sofrem, a mulher sofre. E, quando eu acessei o senador Davi para dividir esses recursos, ele compreendeu e disse que se for para salvar a vida das mulheres, a vida do nosso povo, do nosso estado, eu estou dentro. E isso foi o ‘virar de chave’ para que pudéssemos modernizar essas redes de apoio à mulher”.

Também participam do projeto “Casa da Mulher Brasileira” o governo estadual, que garantiu o terreno para a construção, o Ministério Público e Tribunal de Justiça do Amapá, a sociedade civil organizada e a Câmara Municipal. Pelo projeto, a Casa abrigará a Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ministério Público e Defensoria Pública. “Um grande centro de acolhimento e de encaminhamento de soluções para as vítimas desse crime inaceitável e que ainda cresce tanto no Brasil”, disse Davi.

Incentivo à agricultura familiar

Durante o evento, lideranças políticas ressaltaram o empenho do senador Davi, junto à bancada federal, ao governo estadual e prefeituras, para aprimorar o trabalho dos agricultores rurais no estado. Na cerimônia, foi assinada a ordem de serviço para instalação dos 530 kits de irrigação para que o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) distribua entre os produtores rurais do Amapá. Os kits foram adquiridos, também, graças aos recursos das emendas parlamentares do senador Davi e da deputada Aline, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Davi destacou a importância desses profissionais para a segurança alimentar e nutricional de boa parte da população e acrescentou que fortalecer a agricultura familiar deve ser um compromisso de todos os agentes públicos do país. “Não podemos negar que a doação desses kits de irrigação muda a vida de dezenas de famílias de pequenos agricultores porque o aumento da produção e a segurança da colheita significam incremento de renda para essas pessoas. Por isso eu fiz questão, e sempre farei, de transferir recursos das minhas emendas parlamentares para esse tipo de trabalho, que ajuda as pessoas e assegura sua fonte de sustento”, frisou Davi

Durante o evento, também foram entregues 200 certificados de contemplação do Programa Fomento Rural, que garante uma bolsa no valor de R$ 1.400 para produtores rurais do Amapá poderem ampliar sua área de atuação. Também foi lançada a Plataforma Digital Nosso Campo, com tecnologia direcionada, principalmente, para os pequenos e médios agricultores poderem otimizar tempo e recurso, capturar dados e facilitar o acompanhamento de suas produções. “Não podemos nos esquecer de que o produtor rural é, antes de tudo, um pequeno empreendedor e, para que sua atividade traga resultados positivos, é preciso planejamento, ação conjunta, união de propósitos”, afirmou o senador amapaense.