O espaço é o primeiro a atender jovens da rede estadual de ensino com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na semana que passou foi inaugurado o Centro de Atendimento Educacional Especializado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Mundo Azul. O espaço foi construído em parceria da Prefeitura de Santana com o Governo do Estado do Amapá e tem como proposta principal oferecer atendimentos multiprofissionais aos que são diagnosticados com o transtorno.
O prefeito Bala Rocha participou da solenidade e expressou contentamento pela entrega da obra e, na oportunidade, destacou o trabalho realizado na Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (ASSANDE).
O espaço oferece acompanhamento terapêutico por profissionais cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) e da Secretaria de Estado de Educação (SEED). Os alunos receberão atendimento clínico, farão consultas com psicólogos, fonoaudiólogos e terão também encontros contínuos com assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Neste momento o Centro Mundo Azul vai atender 250 estudantes matriculados no ensino regular da rede pública estadual, diagnosticados com TEA. Para melhor gerir esse quadro, a administração designou que, do total de estudantes, 125 participarão das atividades no período da manhã e o restante no turno da tarde. A novidade é a previsão de que, em agosto, mais 100 vagas sejam abertas para atingir a capacidade limite prevista.

Estrutura Física
O imóvel possui salas para atendimento pedagógico individual e em grupo, salas para atendimento com fonoaudiólogo e psicólogo e espaço para trabalhar atividades físico-motoras. Há ainda cozinha com despensa, refeitório, sala da direção e coordenação pedagógica, espaço para acolher os profissionais e, ainda, um pequeno auditório. Ao todo, são 12 ambientes para a realização das atividades.
O Centro Mundo Azul fica localizado na Rua Salvador Diniz, nº 1978, bairro Provedor, em Santana.

O Centro Mundo Azul vai atender 250 alunos, sendo 125 pela manhã e 125 pela tarde. Estão previstas mais 100 vagas para o segundo semestre (Foto: Cristiano Mendes).