Na semana passada escrevi um artigo sobre a emigração de jovens para estados do Sul do Brasil. A repercussão foi grande e um dos que analisaram a questão foi o Dr. Adrimauro Gemaque, estatístico do IBGE e que vem, ao longo do tempo, analisando os dados obtidos por aquele Instituto e que dá, no seu comentário, norte para os que podem fazer alguma coisa.

MAIS DUAS FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS
O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou a formalização de mais duas federações partidárias: a união do PSDB com o Cidadania e o consórcio entre PSOL e Rede Sustentabilidade. Com a federação, os partidos estarão unidos nas eleições deste ano e os votos das siglas serão somados para calcular o tamanho das bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

ANTES
Antes, na semana que passou, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já havia autorizado a federação entre o PT, PCdoB e PV. Assim as Federações passam a agir com se um único partido fosse durante toda a legislatura. Em contrapartida, o consórcio de partidos é obrigado a ter posicionamento idêntico em votações do Congresso Nacional.

QUANTITATIVOS DE ELEITORES
Segundo o Calendário Eleitoral para as eleições de 2022, o TSE tem até o dia 11 de julho para publicar, na internet, o número oficial de eleitoras e eleitores aptos a votar. Esse número servirá de base para fins de cálculo do limite de gastos dos partidos e candidatos nas respectivas campanhas.

CANDIDATURAS
Pelo que tudo indica as eleições para governador do Estado estará polarizada entre os candidatos do Solidariedade (Clécio Luís) e do PSD (Jaime Nunes). Os coordenadores de campanha de um e de outro candidato sabem disso e se preparam, cada um, no sentido de tirar vantagem dessa condição.